ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Resumo
Os tipos de mecanismos que podem causar retardos no crescimento das trincas de fadiga são divididos em mechanisms que atuam antes, na ou à frente da ponta da trinca. Depois de rever a idéia do fechamento da trinca, que atua antes de sua ponta, e de apresentar a bifurcação (que atua na ponta da trinca), modelos quantitativos para quantificar o dano acumulado à frente da ponta da trinca são propostos e verificados. Nestes modelos, supõe-se que o trincamento por fadiga é causado pela falha seqüencial de elementos de volume, ou minúsculos espécimens
The classes of mechanisms that can cause load sequence effects on fatigue crack growth are divided into mechanisms that act behind, at or ahead of the crack tip. After reviewing the crack closure idea, a mechanism which acts behind the crack tip, and presenting crack tip bifurcation (which acts at the crack tip), quantitative models to predict the effects ahead the crack tip due to damage accumulation are proposed and verified. In these models, fatigue cracking is assumed caused by the sequential failure of volume elements or tiny
Palavras-chave
Retardo de trincas de fadiga; Fechamento; Bifurcação; Dano crítico; Tensões residuais.
Fatigue crack retardation; Closure; Bifurcation; Critical damage; Residual stresses.
Como citar
Castro, Jaime Tupiassú Pinho de;
Meggiolaro, Marco Antonio;
Miranda, Antonio Carlos de Oliveira.
MODELOS DE RETARDO DE TRINCAS DE FADIGA BASEADOS EM MECANISMOS QUE ATUAM ANTES, NA OU À FRENTE DA PONTA DA TRINCA
,
p. 2283-2295.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0258