Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

Título

MONITORAMENTO DE TEMPERATURA EM PLANTA DE UM MOLDE PARABÓLICO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO

MONITORING OF A PARABOLIC MOLD TEMPERATURE IN A CONTINUOUS CASTER

DOI

10.5151/2594-5300-0035

Downloads

Baixar Artigo 34 Downloads

Resumo

O objetivo foi projetar uma ferramenta para monitorar a temperatura de um molde durante o lingotamento contínuo (LC) de blocos de aço com secção de 240 x 240 mm. O monitoramento foi realizado durante o processo nas paredes do molde e na superfície do bloco logo abaixo do molde. Com os dados obtidos durante o monitoramento, desenvolveu-se um modelo de condução de calor inverso usado para a obtenção do coeficiente real de transferência de calor no molde. Nos experimentos foram utilizados 30 termopares, colocados em pontos estratégicos de um molde parabólico, dispostos do seguinte modo: 10 termopares no centro da face do raio externo; 10 termopares no centro da face de raio interno e 10 termopares no centro da face lateral, sendo cada termopar disposto numa posição diferente um do outro na direção de lingotamento e a 7 e 17 mm da face quente do molde. Um sistema de aquisição de dados, desenvolvido especificamente, foi utilizado para o registro das temperaturas. Para maior controle dos parâmetros monitorados, foi estabelecido para todos os experimentos a utilização de um pirômetro infravermelho, colocado na saída do molde, abaixo do rolo de pé. Os dados foram processados e comparados no simulador InALC. Os resultados obtidos com a monitoração do molde parabólico mostram que a inserção de termopares a 7 mm e a 17 mm da interface metal/molde foram eficientes para a simulação no InALC. As seqüências de corridas executadas com o molde parabólico monitorizado, e o levantamento dos dados de processo, confirmaram os resultados obtidos no simulador InALC. Com os resultados será possível otimizar o tempo de processo e interferir na produtividade e na qualidade do produto final.

 

The goal of this project was to develop a tool to monitor the temperature in a 240 x 240 mm CC copper mould. The monitoring was done in the mould walls during casting and at the bloom surface just below the mould exit. With the data acquired from the tests an inverse heat conduction model was developed in order to get the real heat transfer coefficient in the mould. 30 thermocouples were used, placed at various strategic positions. A data acquisition was applied to get the temperatures readings. The data collected and computed with InALC were in a good agreement. With results of this project it will be possible to improve the productivity and the quality of the CC product.

Palavras-chave

lingotamento contínuo de aços, temperaturas do molde, coeficientes de transferência de calor.

Continuous casting, Heat transfer coefficient, Monitorizing Mold.

Como citar

Nascimento, Hildo Valmir do; Mello, Lauri Luiz de; Fernandes, Paulo Carvalho; Ferreira, Carlos Raimundo Frick; Santos, Carlos Alexandre dos; Spim, Jaime Alvares. MONITORAMENTO DE TEMPERATURA EM PLANTA DE UM MOLDE PARABÓLICO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO , p. 324-335. In: 36º Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais - Internacional, Vitória, 2005.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/2594-5300-0035