ISSN 2594-5327
60º Congresso Anual da ABM — vol. 60, num.60 (2005)
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Resumo
Este artigo tem por objetivo o estudo do comportamento global de pavimentos intertravados de peças pré-moldadas de concreto. Apesar da diversidade de vantagens que este tipo de pavimento apresenta em relação aos demais há poucos estudos principalmente no que se refere ao seu comportamento global. O comportamento de pavimentos intertravados sujeitos a cargas aplicadas através de prensas hidráulicas é similar ao verificado em pavimentos do tipo flexível, no entanto, o estudo do comportamento global do pavimento intertravado por meio de prensas hidráulicas tem se mostrado dispendioso e limitado. Diversas prensas, de custo unitário elevado, são colocadas em pontos distintos do pavimento e a faixa a ser avaliada é limitada pelo comprimento da viga de apoio da prensa. Assim o Método dos Elementos Finitos (MEF) é um importante instrumento para o estudo do comportamento global do pavimento intertravado de peças de concreto. Através dele pode-se chegar a conclusões importantes a respeito da distribuição de tensões e deformações em diversos pontos do pavimento. Além disso, o MEF permite lidar com materiais que apresentam módulo de elasticidade não linear, ou seja, dentro do regime plástico, permitindo deste modo a geração de um modelo cujos elementos suportam maiores solicitações e comportamento mais próximo do real.
This paper objective studying about the global behavior of an interlocked pavement of its concrete preformation parts. The advantages of that pavement are various but there are very few knowledge and searches about their mainly about its global behavior. An interlocked pavement subjected to loads applied through hydraulical presses behaves like a flexible pavement. However, searching and studying about its global behavior has been expensive and limited because it requires a lot of raised cost presses. Then they are but on different pavement points and the area to be analyzed is limited by the length of support beam of the press. Thus, the Finite Element Method (FEM) is a mechanism to study the global behavior of interlocked pavement of concrete parts. Its lead us to very important conclusions about both deformation and tension distribution in various pavements points. Moreover, the FEM allows us deal with materials that present Elasticity modulus non-linear, i.e., into plastic regimen. Then it origins a behavior model whose elements can get abide harder loads with a more realistic behavior.
Palavras-chave
Pavimento intertravado; Elementos finitos; Análise global.
Interlocked pavements; Finite element; Global analysis.
Como citar
Faria, Albert Willian.
MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS APLICADO NO ESTUDO DE PAVIMENTOS INTERTRAVADOS
,
p. 2048-2057.
In: 60º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0209