ISSN 2594-357X
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Resumo
A movimentação relativa dos blocos tem sido um fator determinante na vida das câmaras e o ciclo de paradas das plantas. Dessa movimentação resulta uma tensão térmica e o aparecimento de trincas e quebra das peças. O presente trabalho descreve sucintamente o desenvolvimento de formatos que restringem essa movimentação, possibilitando uma melhoria da estabilidade do conjunto. As dimensões das peças e os respectivos pesos foram diminuídos contribuindo para uma condição mais confortável do trabalho de montagem e propiciou uma redução importante no tempo de montagem e no tempo total de parada. O desafio de fabricação e acerto de materiais já foi superado e dois conjuntos dessa nova concepção já está em operação desde abril/2008 na Usina CALE UPSL (São Luís), o que permitirá acompanhar a evolução e o comportamento real do projeto.
The traditional design for pre shaped blocks allows a relative instability of the pieces that move toward the furnace center line during operating time. As this movement results in an air gap in the cold face of the blocks, a strong thermal tension occur leading to cracks forming and pieces falls. This paper reports the development of a new block design focused in a better overall set stability. The pieces dimensions and weights were lowered and the installation became more comfortable and productive, allowing to shorter plant shutdown times. Materials and manufacture challenges were surpassed and two sets were installed in the last April 2008, so as to permit it to be followed and evaluated in situ.
Palavras-chave
Câmaras de combustão; Pelotização; Refratários.
Combustion chambers; Iron ore pelletizing, Refractory.
Como citar
D’Avila, Heraldo Lucio;
Magalhães, Marley;
Silva, João Henrique da;
Andrade, Tarcísio Sérgio;
Góes, Marcos Aurélio;
Gabriel, Carlos Alberto Corato.
NOVO CONCEITO PARA CONSTRUÇÃO DE CÂMARAS DE COMBUSTÃO EM FORNOS DE PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO
,
p. 716-722.
In: 38º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro,
São Luís - MA,
2008.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357x-0073