Título

O Processo de Qualidade Total no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras

O Processo de Qualidade Total no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras

DOI

10.5151/ABM-QUALI-TEC-1993-1993091

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Resumo

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PETROBRAS (CENPES), localizado no Rio de Janeiro e com uma lotação de 1.600 empregados nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica em exploração, perfuração, produção e refino de petróleo, optou pela estratégia da implantação do modelo de gestão pela qualidade total adotado pela PETROBRAS desde 1991. As premissas filosóficas de sua implantação, bem como os mecanismos de envolvimento de gerentes e gerenciados, foram discutidos e, após sua consolidação, iniciou-se o programa básico de capacitação em GQT. Como decorrência desse processo educacional, diversas iniciativas foram tomadas para colocar em prática os conceitos e princípios da GQT. Como parte integrante do processo, o CENPES implantou um Sistema de Indicadores de Desempenho (SID), que tem propiciado o acompanhamento da evolução do desempenho do órgão. Como principais resultados medidos pelo SID, aparecem claramente a mudança de postura dos empregados nas relações com os clientes internos e externos, a melhoria do clima organizacional da instituição, aumento da produtividade e identificação de falhas de processo que devem ser corrigidas no futuro. Apesar de haver poucos referenciais mundiais de tal modelo de gestão em centros de pesquisa, os primeiros resultados demonstram a possibilidade de sua implantação sem cercear a criatividade necessária às atividades de pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica.

 

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PETROBRAS (CENPES), localizado no Rio de Janeiro e com uma lotação de 1.600 empregados nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica em exploração, perfuração, produção e refino de petróleo, optou pela estratégia da implantação do modelo de gestão pela qualidade total adotado pela PETROBRAS desde 1991. As premissas filosóficas de sua implantação, bem como os mecanismos de envolvimento de gerentes e gerenciados, foram discutidos e, após sua consolidação, iniciou-se o programa básico de capacitação em GQT. Como decorrência desse processo educacional, diversas iniciativas foram tomadas para colocar em prática os conceitos e princípios da GQT. Como parte integrante do processo, o CENPES implantou um Sistema de Indicadores de Desempenho (SID), que tem propiciado o acompanhamento da evolução do desempenho do órgão. Como principais resultados medidos pelo SID, aparecem claramente a mudança de postura dos empregados nas relações com os clientes internos e externos, a melhoria do clima organizacional da instituição, aumento da produtividade e identificação de falhas de processo que devem ser corrigidas no futuro. Apesar de haver poucos referenciais mundiais de tal modelo de gestão em centros de pesquisa, os primeiros resultados demonstram a possibilidade de sua implantação sem cercear a criatividade necessária às atividades de pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica.

Palavras-chave

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Como citar

Porto, Eduardo Silva; Soares, Irlene; Silveira, Paulo César da; Souza, Sandra Ferreira de; Vieira., Tânia Regina Silva. O Processo de Qualidade Total no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras , p. 1-16. In: I Encontro da Qualidade Total nas Indústrias de Alta Tecnologia e Centros de Pesquisas, São Paulo, 1993.
ISSN: - , DOI 10.5151/ABM-QUALI-TEC-1993-1993091