Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

Título

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PARÂMETRO DE ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE OMNICHANNEL

THE ARTIFICIAL INTELLIGENCE AS A PARAMETER FOR LOGISTICS DISTRIBUTION STRATEGY: AN OMNICHANNEL CASE

DOI

10.5151/2594-360X-39568

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Resumo

O artigo apresenta uma análise estratégica em uma empresa de siderurgia em que se busca reduzir o tempo de atendimento ao cliente e seu custo logístico. O estudo avaliou o conceito de atendimento diferenciado que visa segmentar o faturamento das ordens de venda de acordo com o volume do ticket médio por meio da inteligência artificial. A partir da metodologia para mineração de dados para problemas de negócio, chamada CRISP-DM e pelo algoritmo de clusterização K-means, foi elaborado um modelo matemático para sugerir um redirecionamento entre os pontos de atendimento já existentes operando na organização. Como resultado, o uso de inteligência artificial para definição de parâmetros de volume máximo e mínimo por ordem de venda que cada ponto de atendimento deveria faturar se mostrou eficiente para apontar melhora na performance de cargas com alto volume faturadas para os clientes finais direto da fábrica.

 

The article presents a strategic analysis in a steel company that aims to reduce customer service time and logistics cost. The study evaluated the concept of differentiated service that aims to segment sales orders revenue according to the average ticket volume using artificial intelligence. Using the CRISP-DM methodology for data mining for business problems and the K-means clustering algorithm, a mathematical model was developed to suggest redirection between the existing service points operating in the organization. As a result, the use of artificial intelligence to define maximum and minimum volume parameters per sales order that each service point should bill proved effective in improving the performance of high-volume shipments to end customers directly from the factory.

Palavras-chave

Logística; Omnichannel; Ticket médio; Order lead time.

Logistics; Omnichannel; Average ticket; Order lead time.

Como citar

Fernandes, Pedro Vitor Leite. O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PARÂMETRO DE ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE OMNICHANNEL , p. 13-25. In: 40º Seminário de Logística, Suprimentos e PCP, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360X-39568