Título

OFICINA DE CIÊNCIA E CIDADANIA: EXEMPLO DA FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE

WORKSHOP OF SCIENCE And CITIZENSHIP: EXAMPLE OF THE SOCIAL FUNCTION OF THE UNIVERSITY

DOI

10.5151/5463-5463-0022

Downloads

Baixar Artigo 79 Downloads

Resumo

O estudo tem como eixo central a preocupação da inserção de crianças, adolescentes adultos e idosos de baixa condição socioeconômica em um ensino de boa qualidade, para que tenham acesso a cultura, ciência e a conscientização da cidadania. Nesta perspectiva, a Oficina de Ciência e Cidadania, projeto da UFOP coordenado pelo Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN), foi implantado no Morro de São Sebastião, setor carente de Ouro Preto, MG. Baseando-se no trabalho voluntário, em doações da comunidade e patrocínios de empresas, foi possível montar uma biblioteca comunitária e dar suporte pedagógico aos alunos do ensino fundamental e médio da escola do bairro. Além dos alunos e professores da UFOP, professores e moradores da comunidade local contribuíram para o êxito da implantação e manutenção do projeto. O suporte educacional, com ênfase na motivação científica e esportiva, tem resultado, sinergicamente, em aumento da auto-estima das crianças e adolescentes atendidos (com melhora de seu desempenho escolar) e em maior conscientização cívica dos adultos e idosos envolvidos.

 

The study has as the main objective, the concern of insert children, teenager, adults and senior who have low socioeconomic condition in a good quality education, so that they could have access to the culture, science and the understanding of the citizenship. On this purpose, "A oficina de Ciência e Cidadania" (Science and Citizenship Workshop), a project created by the Federal University of Ouro Preto (UFOP) and coordinated by the Mining Engineering Department (DEMIN), was implanted at Morro São Sebastião, a poor section of Ouro Preto, MG. Based on voluntary work, community's donations and companies patronages, it was possible to create a communitarian library and to give pedagogic support to the students of the fundamental and medium education of the neighborhood’ schools. Besides that, the students and teachers of UFOP, teachers from Ouro Preto’s schools and the local community's residents contributed to the success of the project implantation and this maintenance. The educational support, that emphasizes the scientific and sporting motivation, has resulted in the increase of the children's and teenager self-esteem (with the improvement of their school grades) and in a better civic understanding of adults and seniors who was involved.

Palavras-chave

Cidadania; Cultura; Ciência.

Citizenship; Culture; Science.

Como citar

Pereira, Carlos Alberto; Luz, José Aurélio Medeiros da; Oliveira, Andréia Resende de; Carvalho, Marly Ávila de. OFICINA DE CIÊNCIA E CIDADANIA: EXEMPLO DA FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE , p. 171-179. In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social, São Paulo, 2006.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0022