ISSN 2594-5327
71th ABM Annual Congress — vol. 71, num.71 (2016)
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Resumo
O presente trabalho apresenta o projeto que propiciou melhores formas de controles internos possibilitando a redução do itinerário utilizado para o transporte de escória entre os Altos Fornos da Usina Presidente Vargas - UPV e a CSN Cimentos através da implantação de sistemas de controles de viagens por Validadores de Acesso, com a finalidade de viabilizar a utilização da melhor rota correspondente à menor distância entre as unidades operacionais e por consequência menor custo e impactos ambientais. A otimização do trajeto de escória possibilitou sinergia entre economia, meio ambiente e sociedade proporcionando ganhos financeiros e de produtividade. O projeto trouxe melhorias significativas, refletidas nos principais aspectos: Benefício financeiro com a redução dos custos contratuais com transporte interno de Escória; Inovação tecnológica que possibilitou controlar o registro de viagens por caminhão para melhor apuração da quantidade de viagens e maior confiabilidade dos desvios de estoques; Aumento da produtividade através da otimização do trajeto e aumento na performance de abastecimento da Cimentos; Redução mensal de 18 tCO2 eq. de gases do efeito estufa associado a economia média de 6600 litros do aspecto ambiental “consumo de recursos naturais” (Óleo diesel) com a otimização de 13.000 km.
This paper presents a project that provided the best forms of internal control, enabling a reduction of the itinerary used for slag transport between the UPV’s Blast Furnaces and CSN Cement Plant, through the implementation of trip control system using Access Validators, with the goal of enabling the use of the best matching route to the shortest distance between the operating units and therefore the lowest cost and environmental impact. The optimization of slag path has enabled synergy between economy, environment and society, providing financial and productivity gains. The project brought significant improvements, reflected in key aspects: Economic benefit, by reducing contractor costs with internal slag transport; Technological innovation, that enabled the control of the truck’s travel record and to better calculate the amount of trips and increased reliability of inventory variances; Increased productivity, by optimizing the path and increase in the supply performance of the Cement Plant; Monthly reduction of 18 tCO2 eq. of greenhouse gases associated with average savings of 6600 liters of "consumption of natural resources" (diesel oil) environmental aspect with optimization of 13,000 km.
Palavras-chave
Otimização de itinerário, Inovação Tecnológica, Redução de Custos, Impacto Ambiental
Path Otimization, Technological Inovation, Cost Reduction, Environmental Impact
Como citar
Carvalho, Gustavo Ribeiro de.
OTIMIZAÇÃO DO ITINERÁRIO DE ESCÓRIA: REDUÇÃO DE CUSTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
,
p. 1239-1246.
In: 71th ABM Annual Congress,
Rio de Janeiro,
2016.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-28018