ISSN 2594-5327
74º Congresso Anual da ABM — vol. 74, num.74 (2019)
Título
DOI
Downloads
Resumo
A fabricação de automóveis com intenso uso de ligas de alumínio é limitada atualmente pela dificuldade de adaptação de métodos de fabricação utilizados em ligas ferrosas para ligas de alumínio. Entretanto, novas tecnologias, como a solda à ponto por fricção, estão sendo desenvolvidas em busca de suprir essa demanda. Este trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade desse processo para a liga AA6082-T6 a partir de critérios econômicos, de propriedades mecânicas e de capacidade de adaptação em soldas com adesivo estrutural. Foi realizada a otimização de parâmetros de processo através de técnicas estatísticas, avaliadas por caracterizações estruturais, análise de fratura e análise térmica do processo. Foi observado que a soldagem a ponto por fricção é uma tecnologia viável nos quesitos econômicos e requisitos normativos. Entretanto, na questão de capacidade de adaptação de soldas híbridas com aplicação de adesivo estrutural, o processo apresentou comportamento mecânico indesejável. Esse comportamento está associado a contaminação do adesivo e detrimento dos mecanismos de difusão e mistura do processo.
The manufacture of automobiles with intense use of aluminum alloys is currently limited due to the difficulty of adapting manufacturing methods used in ferrous alloys for aluminum alloys. However, new technologies, such as refill friction stir spot welding (RFSSW), are being developed to meet this demand. This work aimed to analyze the feasibility of this process for the AA6082-T6 alloy from the economic aspects, mechanical properties, and adaptation in welds with structural adhesive. It was optimized the process parameters through statistical techniques, evaluated by structural characterization, fracture, and thermal analysis. It was observed that RFSSW is a viable technology from standard requirements and economic criteria. However, regarding hybrid welds with the application of structural adhesive, the process presented undesirable mechanical performance. This behavior is associated with the adhesive contamination and the detriment of the diffusion and stirring mechanisms of the process.
Palavras-chave
Solda a ponto por fricção;Soldas Híbridas;Otimização de Parâmetros de Processo;Indústria Automotiva
Refill Friction Stir Spot Welding;Hybrid Joints;Process Parameters Optimization;Automotive Industry
Como citar
Silva, Bruno Hessel;
Oliveira, Bráulio Salumão de;
Zepon, Guilherme;
Bolfarini, Claudemiro.
OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO DE SOLDAS HÍBRIDAS DE AA6082-T6 COM ADESIVO ESTRUTURAL PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
,
p. 570-580.
In: 74º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-33239