ISSN 2594-357X
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Resumo
Em diversas situações práticas carros torpedo são utilizados no abastecimento da aciaria com gusa produzido nos alto-fornos. Carros com diferentes capacidades e eficiências térmicas devem ser seqüenciados, gerando num problema logísitico difícil em que se deve decidir conjuntamente em qual alto-forno cada carro deve ser alocado e qual ou quais corridas da aciaria o mesmo de cobrir. O problema está sujeito a restrições operacionais tanto na aciaria quanto nos alto-fornos. O desempenho térmico na operação é crucial, pois impacta na eficiência do sistema. Este artigo relata uma abordagem por otimização para o seqüenciamento dos carros torpedo. A primeira fase consiste em calcular boas estimativas para as perdas térmicas. A segunda fase consiste em desenvolver um modelo matemático para o problema. O procedimento de otimização é baseado num algoritmo do tipo branch- and-bound. As idéias e métodos desenvolvidos foram testados em cenários de dados reais.
In many situations found in practice torpedo cars are used to feed the steelmaking with the hot metal produced in the blast furnaces. A number of different torpedo cars with respective capacities and thermal performances must be scheduled, resulting in a difficult logistical problem. One has to jointly decide to which blast furnace and then to which run in the steelmaking a torpedo car shall be assigned. The problem is subject to operational constraints both on the blast furnace and on the steelmaking. Thermal performance of the operation is crucial, since it brings efficiency to the system. This article reports an optimization approach to deal with the scheduling of torpedo cars problem. The first phase consists of computing good estimations on the temperature losses. The second phase consists of developing a mathematical model for the problem. The optimization procedure is based on a branch-and-bound algorithm. The ideas and methods developed in this work were tested on real data scenarios.
Palavras-chave
Logística; Seqüenciamento; Otimização; Transporte de gusa.
Operational logistics; Scheduling; Optimization; Hot metal transportation.
Como citar
Gomes, Denise Araújo;
Júnior, Gilberto de Miranda;
Souza, Mauricio Cardoso de;
Froes, Renato;
Moura, Fábio Lucas Carneiro de;
Sobrinho, Gustavo Gabriel Santos;
Rocha, Henrique Oliveira e;
Duca, Leandro Guimarães.
OTIMIZAÇÃO DO SEQÜENCIAMENTO DE CARROS TORPEDO NO ABASTECIMENTO DA ACIARIA
,
p. 1021-1028.
In: 38º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro,
São Luís - MA,
2008.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357x-0102