Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DO NÍVEL DE AÇO DO DISTRIBUIDOR DO LINGOTAMENTO CONTÍNUO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO (CST)

OPTIMIZATION OF THE TUNDISH STEEL LEVEL CONTROL SYSTEM ON THE CST ́S CONTINUOS CASTER

DOI

10.5151/2594-5335-0013

Downloads

Baixar Artigo 83 Downloads

Resumo

A placa de aço é um dos produtos finais destinados aos clientes, cuja a necessidade de controle de qualidade é exigida durante todo o seu processo de fabricação no Lingotamento Contínuo. O nível de aço do distribuidor, objeto deste trabalho, é um dos itens de que podem afetar nesta qualidade, caso não tenha seu controle de maneira apurada. Como o sistema de controle automático original de nível de aço no distribuidor não atendia aos requisitos contidos nos padrões operacionais, foram realizadas melhorias neste sistema visando a sua otimização e eliminação os eventos de qualidade a ele associados. Este trabalho apresenta as melhorias implementadas no sistema de controle de nível automático de aço no distribuidor.

 

The steel slab is one of the final consumer products, which have the quality control needs required during all the manufacture process in the Continuos Caster. The tundish steel level, subject of this paper, is one of the items that could affect this quality, if its automatic control system doesn ́t work properly. Since the tundish steel level automatic control system hadn ́t attend the standard requirements, improvements were done in this system, aiming its optimization and the quality events removal associated. This paper presents the improvements done in the tundish steel level automatic control system.

Palavras-chave

Nível de aço; Inversor; Lingotamento contínuo; Distribuidor.

Steel level; Inverter; Continuous cast; Tundish.

Como citar

Toniati, Alexandre; Moura, Elizeu Rocha de; Nascimento, Robison Miranda do. OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DO NÍVEL DE AÇO DO DISTRIBUIDOR DO LINGOTAMENTO CONTÍNUO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO (CST) , p. 125-134. In: 9º Seminário de Automoção de Processos, São Paulo, 2005.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0013