Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DE ESTOQUES E FRETES DE UMA EMPRESA SIDERÚRGICA EM UM CENÁRIO DE MULTI-MODALIDADE

FREIGHT AND STOCK COSTS OPTIMIZATION OF A STEEL COMPANY CONSIDERING A MULTIMODAL TRANSPORTATION SYSTEM

DOI

10.5151/2594-360x-0012

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Resumo

O trabalho analisa a viabilidade da utilização do modal ferroviário em algumas operações logísticas de uma empresa do setor siderúrgico. Busca-se o aproveitamento da utilização do modal ferroviário em locais onde existe disponibilidade de infra- estrutura ferroviária e rodoviária. Foi identificada uma usina da empresa para ser utilizada como piloto na modelagem. Apesar de existir uma malha ferroviária disponível para utilização, essa usina realiza o transporte de produtos acabados através de rodovias. A partir desse caso, é desenvolvido um modelo com objetivo de analisar a viabilidade da utilização da estrutura ferroviária no local. O modelo do estudo leva em consideração diversas variáreis, sendo as principais, os custo de estoque e frete. Através da interpretação e exploração dos resultados do modelo, a empresa consegue potencializar as reduções de custo de estoque e frete através da otimização da escolha do seu mix de transporte. Somente no caso piloto da usina AçoNordeste, a AF economiza anualmente mais de 105 mil reais em custos de frete e estoques. A solução ótima do sistema indica que o modal ferroviário deve ser implementado em 100% da operação. No entanto, observa-se que a solução ótima é relativamente sensível a variações no frete ferroviário e na cotação do aço. Verifica-se, na prática, a importância das parcerias públicos privadas. Através dessas parcerias, haveria aumento na oferta e disponibilidade de rotas ferroviárias. Além disso, esse investimento aceleraria ganhos de produtividade que poderiam provocar maiores reduções nos fretes ferroviários.

 

This work analyses the viability of using railroad modal in some logistics operations of a steel company. The main goal is to optimize the use of that modal on places where both railroad and highway infra-structures are available. A plant was identified to be used as the first test to the implementation of the model. Despite the fact that this plant has railroad infra-structure available, all goods are transported through highways. Base on that case, it is developed a model that analyses the viability of the use of railroad transportation. The model takes in consideration many variables, nevertheless, the main ones are stock and freight costs. Through the analyses and interpretation of model’s results, the company is able to minimize stock and freight costs. The model focuses on the optimization of transportation’s mix. Based on the first case study, the company makes more than R$ 104.000,00 of annual freight and stock cost savings. The best solution to the model indicates that 100% of the operation should be done using railroads. However, it is stated that this solution is very sensitive to variations on freights and steel prices. This work states the importance of public private partnerships. Those former partnerships, could improve the offer and availability of railroads rotes. Besides this, those investments could accelerate the productivity profits which could trigger bigger freight reductions.

Palavras-chave

Programação Linear; Logística; Transportes; Ferrovia.

Linear Programming; Logistics; Transportation; Railroad.

Como citar

Brunello, Marcel Youzen Kikuchi; Machado, Solange Aparecida. OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DE ESTOQUES E FRETES DE UMA EMPRESA SIDERÚRGICA EM UM CENÁRIO DE MULTI-MODALIDADE , p. 117-127. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0012