ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Este trabalho discute a criatividade como um elemento de ruptura do paradigma mecanicista, em uma empresa do setor de autopeças, orientada para o processo produtivo segundo as premissas tayloristas-fordistas. A pesquisa conduzida teve caráter qualitativo, uma vez que aprofunda a compreensão sobre o objeto central. Para levantamento dos dados se utilizou uma pesquisa de caráter exploratório do tipo quantitativa com características de levantamento, envolvendo uma população de vinte empregados de diferentes turnos de trabalho. Foi estabelecido um perfil de liderança para o cargo de “coordenador”, o que corresponde a 40% da amostra. Os resultados obtidos indicam que os coordenadores de times de trabalho estão constantemente envolvidos com a comunicação vertical, ou escalar, nos termos da Escola Clássica. Parte significativa da efetividade da comunicação é avaliada por meio das ferramentas desenvolvidas pelos coordenadores, cujo intuito é o de criar um ambiente que reflita transparência, estimule o diálogo e, por meio deste, a inovação, motivação e criatividade.
This work argues the paper of the creativity, as one of the elements of rupture of the mechanist paradigm, in a company guided for the productive process according to scientific administration premises. The research had qualitative approach since its deepens the understanding on the research matter. Data-collecting was based on the questionnaires applied to a sample of 20 employees from different work shifties. As a result, a teamwork coordinator l profile has been drawn and legitimated by the sample. Other gotten result, indicates that team working coordinators are constantly involved with the vertical communication. They justify a considerable amount of communication effectiveness due to the means and tools developed by coordinators, whose intention is to create a workplace atmosphere characterized by transparency, dialogue encouragement towards to stimulate innovation, motivation and creativity.
Palavras-chave
Liderança; Criatividade; Motivação.
Leadership; Creativity; Motivation.
Como citar
Rodrigues, Jorge Luiz Knupp;
Jorge, Milena Pereira;
Santos, Isabel Cristina dos.
PERCEPÇÃO DA CRIATIVIDADE: UM PARADIGMA ORGÂNICO SOBRE A LIDERANÇA
,
p. 3000-3010.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-15171