Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO EM INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA E FERROVIÁRIA EM MINAS DA ARCELORMITTAL NO CANADÁ VIA SIMULAÇÃO DINÂMICA COMPUTACIONAL

PORT AND RAIL INFRASTRUCTURE EXPANSION PLANNING AT ARCELORMITTAL MINES CANADA VIA DYNAMIC COMPUTER SIMULATION

DOI

10.5151/2594-357X-15726

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Resumo

Um modelo de simulação dinâmica foi desenvolvido com o propósito de determinar o investimento e mudanças de operacionais necessárias em portos e ferrovias para suportar aumentos de produção de minério de ferro. O modelo considerou a logística inerente ao manuseio, armazenagem e transporte de minério de ferro, pelotas e várias outras matérias primas. O modelo de simulação dinâmica de eventos discretos, baseado em Arena, foi validado sob um período histórico no ano. A validação estabeleceu (1) confiança que o modelo replica apropriadamente a operação real e (2) uma base a partir da qual comparam-se cenários futuros. O modelo foi então usado para conduzir analises hipotéticas para retirada de gargalos de operação, comparar alternativas e otimizar o plano de expansão geral em termos de capacidade de logística, efetividade de investimento de capital, eficiência operacional, tempo de investimentos e mudanças operacionais. A simulação permitiu que fossem determinados os requisitos para inventários, “layouts”, serviços ferroviários, capacidades de pilhas e silos, número de “shiploaders”, taxas de carregamento, número de berços e números de basculadores para cada fase de expansão. A natureza dinâmica da simulação permitiu análise realística de cenários futuros.

 

A dynamic computer simulation model was developed for the purpose of determining the capital investments and operational changes that would be required in port and rail to support iron ore production increases. The model considered the logistics involved with handling, storing and transporting iron ore, pellets and various raw materials. The discrete-event dynamic simulation model, based on ARENA, was validated against a historical period of one year. The validation established (1) confidence that the model properly replicated the real operation and (2) a baseline from which to compare future scenarios. The model was then used to conduct what- if analyses to debottleneck operations, compare alternatives and optimize the overall expansion plan in terms of logistical capability, capital effectiveness, operational efficiency and timing of investments and operational changes. Requirements for rolling stock inventories, track layouts, rail service schedules, stockpile and silo capacities, number of shiploaders and loading rates, number of berths, and number of railcar dumpers for each phase of the expansion were determined. The dynamic nature of simulation allowed for a realistic assessment of proposed future operations.

Palavras-chave

Simulation; Logistics; Port and rail infrastructure; Iron ore mining; Pellet.

Simulação; Logística; Infraestrutura portuária e ferroviária; Minério de ferro; Pelota.

Como citar

McGinty, Jeffrey T.; Chaves, Carlos; Navarra, Pietro. PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO EM INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA E FERROVIÁRIA EM MINAS DA ARCELORMITTAL NO CANADÁ VIA SIMULAÇÃO DINÂMICA COMPUTACIONAL , p. 508-518. In: 39 º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Ouro Preto, 2009.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-15726