Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUPRIMENTOS

STRATEGIC PLANNING OF SUPPLIES

DOI

10.5151/2594-360x-0020

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Resumo

O Planejamento Estratégico de Suprimentos permite identificar e quantificar os riscos inerentes aos processos mais críticos em suprimentos, levantar panoramas de mercado e criar estratégias. O projeto é dividido em quatro etapas: Etapa I Diagnóstico: Na primeira fase, são levantados os dados atuais do mercado fornecedor e os principais riscos operacionais e financeiros inerentes ao processo de suprimentos. Etapa II Tendências: Nesta etapa são criados cenários e panoramas futuros, com projeções de preços e volumes para o mercado nacional e internacional. Etapa III Posicionamento de Mercado: Com as informações obtidas nas etapas I e II, são identificados os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades de cada processo, desta forma, os desvios e os resultados são analisados. Etapa IV Estratégia: Para os cenários mais críticos são definidos planos de ação com cronogramas e responsáveis, envolvendo áreas usuárias e fornecedores. Nesta etapa são geradas as estratégias de competitividade. Com as estratégias implementadas, são realizadas verificações dos resultados obtidos e a efetividade dos planos de ação.

 

The Strategic Planning of Supplies allows to identify and to quantify the inherent risks to the most critical processes in all supply chain, to lift market's set and to create strategies. The project is divided in four stages: Stage I Diagnostics: In the first phase, are lifted up the current data of the supplying market and the principal operational and financial risks inherent to the process of supplies. Stage II Trends: In this stage, actual and future sets are created, with projections of prices and volumes to the national and international market. Stage III Market Position: With the information obtained in the stages I and II, the strong and weak points, the threats and the opportunities of each process, are identified. This way, the results are analyzed. Stage IV Strategy: For the most critical sets are defined action plans with program and responsible, involving several areas and suppliers. In this stage the strategies of competitiveness are created. With the implemented strategies, check of the obtained results and the effectiveness of the action plans are accomplished.

Palavras-chave

Planejamento estratégico, Fornecedor, Análise de Riscos.

Strategic planning, suppliers, analysis of risks.

Como citar

Silva, Fernando Dias; Bicalho, Leonardo Martins; Nunes, José Alcir; Jacques, Carlos Sérgio da Costa; Gleig, Roberto Mello; Tostes, Maria Imaculada Conceição Campos. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUPRIMENTOS , p. 187-193. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0020