Título

PRÊMIO FUNDAÇÃO ACESITA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

PRÊMIO FUNDAÇÃO ACESITA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

DOI

10.5151/5463-5463-0009

Downloads

Baixar Artigo 68 Downloads

Resumo

O Prêmio Fundação Acesita Valorização da Educação de Qualidade faz parte das ações do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino desenvolvido pela Fundação Acesita, através do seu Departamento de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Além das parcerias, conta com apoio técnico da UBQ (União Brasileira da Qualidade) e dos CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) da Acesita. Os trabalhos são desenvolvidos utilizando a Metodologia de Solução de Problemas – PDCA e tem como objetivo estimular as escolas a buscarem ações inovadoras voltadas para a melhoria da gestão e do desempenho institucional, reconhecendo os profissionais que, com sua participação, contribuem para maior significado do trabalho em equipe gerando melhorias de seus processos educacionais. O Prêmio possui duas categorias: Categoria 1 – Ensino Fundamental (Educação Infantil e 1a a 4a série ou correspondente) e Categoria 2 – Ensino Fundamental (5a a 8a série ou correspondente) e Ensino Médio. Resultados expressivos foram alcançados, tais como: realização de oito edições, com a premiação de 49 projetos e distinção com menção honrosa para outros 20 projetos; implantação de 214 projetos desde seu lançamento e a publicação das experiências destacadas da primeira até a sexta edição, com tiragem de mil exemplares distribuídos para a comunidade educacional. Os trabalhos demonstram a mobilização e o esforço dos educadores das escolas, que entenderam que seu papel vai além da sala de aula, é um grande momento de troca de conhecimento e de valorização destes profissionais.

 

The Award "Acesita Foundation Valorization of Quality Education" is part of the actions of the Teaching Quality Improvement Program developed by the Acesita Foundation, through its Department of Education, in partnership with the Municipal Office of Education, Culture, Sport and Leisure and Regional Teaching Superintendency of Coronel Fabriciano city. Besides the partnerships, it counts on technical support from UBQ (Brazilian Union for Quality) and from CCQ (Quality Control Circles) of Acesita. The works are developed using the Problem Solving Methodology - PDCA and it aims at stimulating the schools to seek innovative actions turned to the managerial improvement and the institutional acting, recognizing the professionals that, with their participation, contribute to giving a greater meaning to team work, generating improvements in their educational processes. The Award is composed of two categories: 1 ̊ Category - Elementary School (Kindergarden and 1st to 4th grades or corresponding) and 2 ̊ Category - Elementary / Junior High School (5th to 8th grades or corresponding) and High School. Expressive results were reached, such as: accomplishment of eight editions, with the awarding of 49 projects and distinction and honor for other 20 projects; implantation of 214 projects since its release and the publication of the outstanding experiences of the first to the sixth edition, with circulation of a thousand copies distributed for the educational community. The works demonstrate the mobilization and efforts of the schools' educators, who understood that their role goes beyond the classroom; it is a great moment of knowledge exchange and the valorization of these professionals.

Palavras-chave

Educação, Parceria, Responsabilidade Social, Qualidade.

education, Partnership, Social Responsibility, quality.

Como citar

Martins, Anfilófio Salles; Siqueira, Marilene de Lucca. PRÊMIO FUNDAÇÃO ACESITA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE , p. 66-76. In: 3º Fórum ABM de responsabilidade Social, São Paulo, 2007.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0009