Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

PROCESSO DE GESTÃO DA QUALIDADE DE FORNECEDORES

MANAGEMENT PROCESS OF QUALITY SUPPLIERS

DOI

10.5151/2594-5327-0238

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Resumo

O trabalho realizado teve como objetivo fornecer uma análise sobre a qualidade do produto final de uma empresa automobilística com foco na identificação e quantificação dos problemas gerados por fornecedores de componentes utilizados na produção. Tal sistemática visou levantar dados qualitativos e quantitativos que pudessem subsidiar a medição do nível de gravidade e incidência dos problemas ocasionados pelos fornecedores durante a montagem de motores. A análise abrangeu todos os fornecedores responsáveis pelos insumos utilizados na produção de dois tipos de motores: motores 1.6L e 1.4L. Os fornecedores foram acompanhados por meio de indicadores que buscaram refletir os resultados da produção com ênfase em duas abordagens: em função da gravidade dos problemas detectados como causa direta dos insumos fornecidos e pelo número de defeitos incidentes, em PPM (partes por milhão), ocorridos durante os processos produtivos. Este acompanhamento possibilitou demonstrar a fonte geradora das não-conformidades e perdas incidentes à produção e os prejuízos financeiros gerados pelos fornecedores. Por outro lado, os resultados alcançados forneceram evidências objetivas que podem ser utilizadas para subsidiar e estimular os fornecedores a reduzirem ou eliminarem as perdas na produção. Isto poderá ser alcançado como resultado da eficácia de ações envolvendo os fornecedores e a empresa automobilística compradora, favorecendo a melhoria da qualidade dos componentes e do próprio motor produzido.

 

The present work has as objective search, by means of pointers, the results, citizen for analysis, to establish the final product in an automobile company from the identification of the problems generated by the components suppliers in this company. Such systematic aim at supply quantitative and qualitative data and , as consequence, the measurement of the gravity level and incidence of problems caused by suppliers during the engine’s assembly. This following aim at demonstrate the generating source of quality’s problems and management of the results to each supplier. For this, it was used the method of accompaniment of results through pointers of performance based on the manufacture process and directly related the performance of the suppliers inside the company. It was observed that the applied methodology is based in the cycle of continuous improvement of the PDCA was easy to understanding inside of the manufacter process facilitating the action of the different hierarchic levels in the company and leading work team to take acurate decisions adequates the quality`s problems into the plant. The results reached to long of this work it demonstrated an improvement generality in the levels of supplier’s quality, going of meeting with the lines of direction established in the company`s business plan. We can conclude that the method used has a great applicability, in function of its simplicity and easy understanding generating improvements of the end item and reducing the problems of quality of the suppliers.

Palavras-chave

Gestão de fornecedores; Indústria automobilística; Qualidade de insumos

Results measurement; Management of process; Suppliers quality.

Como citar

Palmeira, Alexandre Alvarenga; Costa, Alex Fernando; Barros, José Glenio Medeiros de; Rebelo, Antônio Raimundo Coutinho. PROCESSO DE GESTÃO DA QUALIDADE DE FORNECEDORES , p. 2088-2098. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0238