Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DE COMPONENTES EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS: UM ESTUDO DE CASO

PROCESS OF NATIONALIZATION OF COMPONENTS IN A AUTOPART COMPANY: A STUDY OF CASE

DOI

10.5151/2594-5327-14951

Downloads

Baixar Artigo 211 Downloads

Resumo

A competitividade e a busca pelo aumento de produtividade, com baixo custo, impulsionaram a empresa para que saísse de sua fronteira de comodidade e fosse buscar novos produtos no mercado com preços e lead time mais competitivos, que mantivessem sua sobrevivência, buscando desta forma melhorar seu desempenho na administração de toda a cadeia de suprimentos, do fornecedor ao consumidor final. Especificamente, este exemplo de aplicação analisa a nacionalização de componentes dentro de uma empresa de autopeças, visando à redução de custo e o lead time do produto, por meio da qual a empresa absorverá, em menos tempo, a variação de seu cliente. Será apresentada uma breve exposição da variação de mix do produto e os impactos que ocorrem com materiais importados, os quais têm um lead time alto diante da variação apresentada pelo cliente. Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de nacionalização de produtos, buscando identificar as vantagens de redução de custo e lead time em comparação ao processo de fornecimento internacional. Espera-se que a pesquisa contribua para o incremento da nacionalização de diversos componentes.

 

Competitiveness and the search for low cost productivity have led the company to leave its comfort zone and search for new products in the market, at more competitive lead time and prices, in order to guarantee its survival and therefore improve performance in the whole supply chain management, from the supplier to final consumer. Specifically, this example of application analyzes the nationalization of components in an autopart making company, aiming at cost and lead time reduction, by means of which the company will absorb the variation of its customer. A brief demonstration of the product mix variation will be held, as well as the impact on imported materials, which have a high lead time compared to the customer variation. This work aims at analyzing the process of product nationalization, identifying the advantages of both lead time and cost reduction compared to the international supply process. This research is expected to contribute for the increase of nationalization of several components.

Palavras-chave

Variação de Mix; Nacionalização de componentes; Autopeças.

Mix variation; Nationalization of components; Autopart.

Como citar

Macedo, Márcia Rosana de; Lindgren, Paulo César Correia; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DE COMPONENTES EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS: UM ESTUDO DE CASO , p. 1969-1981. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14951