Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

PROJETO BELGO PRONTO

PROJETO BELGO PRONTO

DOI

10.5151/2594-360x-0014

Downloads

Baixar Artigo 81 Downloads

Resumo

A busca por uma logística perfeita tem norteado estudos que buscam compatibilizar o custo de operação, a agilidade na entrega e a satisfação do cliente. Cada vez mais as empresas investem na sua capacidade de escoamento, adequando-a aos desafios dos novos tempos. No aspecto do cliente, este tem trabalho com estoques reduzidos, adotando recebimentos escalonados, às vezes semanais, com pequenos volumes, exigindo, para atendê- lo, um planejamento apurado de todo ciclo produtivo e de sua estratégia de entrega. As parcerias desenvolvidas com as transportadoras tornaram-se mais profundas, trazendo o transportador para dentro da empresa e levando-o a participar das soluções dos problemas. Veículos foram desenvolvidos exclusivamente para atendimento às necessidades específicas da Empresa, sem perderem suas características universais. A qualidade no atendimento representou o ponto alto do projeto, devido aos ganhos obtidos. O mapeamento dos clientes, o dimensionamento do veículo e a utilização exclusiva nas entregas completam o primeiro ciclo desta estratégia. Outras etapas virão aprimorando o aprendizado e como meta, estaremos determinando o dia da entrega da carga ao cliente, possibilitando-lhe programar suas vendas e compromissos com base num processo consolidado.

 

A busca por uma logística perfeita tem norteado estudos que buscam compatibilizar o custo de operação, a agilidade na entrega e a satisfação do cliente. Cada vez mais as empresas investem na sua capacidade de escoamento, adequando-a aos desafios dos novos tempos. No aspecto do cliente, este tem trabalho com estoques reduzidos, adotando recebimentos escalonados, às vezes semanais, com pequenos volumes, exigindo, para atendê- lo, um planejamento apurado de todo ciclo produtivo e de sua estratégia de entrega. As parcerias desenvolvidas com as transportadoras tornaram-se mais profundas, trazendo o transportador para dentro da empresa e levando-o a participar das soluções dos problemas. Veículos foram desenvolvidos exclusivamente para atendimento às necessidades específicas da Empresa, sem perderem suas características universais. A qualidade no atendimento representou o ponto alto do projeto, devido aos ganhos obtidos. O mapeamento dos clientes, o dimensionamento do veículo e a utilização exclusiva nas entregas completam o primeiro ciclo desta estratégia. Outras etapas virão aprimorando o aprendizado e como meta, estaremos determinando o dia da entrega da carga ao cliente, possibilitando-lhe programar suas vendas e compromissos com base num processo consolidado.

Palavras-chave

Cliente; Transportadora; Parcerias

Cliente; Transportadora; Parcerias

Como citar

Fenelon, Danilo Guimarães; Louzada, Lecy Geraldo. PROJETO BELGO PRONTO , p. 137-142. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0014