ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Resumo
A busca por uma logística perfeita tem norteado estudos que buscam compatibilizar o custo de operação, a agilidade na entrega e a satisfação do cliente. Cada vez mais as empresas investem na sua capacidade de escoamento, adequando-a aos desafios dos novos tempos. No aspecto do cliente, este tem trabalho com estoques reduzidos, adotando recebimentos escalonados, às vezes semanais, com pequenos volumes, exigindo, para atendê- lo, um planejamento apurado de todo ciclo produtivo e de sua estratégia de entrega. As parcerias desenvolvidas com as transportadoras tornaram-se mais profundas, trazendo o transportador para dentro da empresa e levando-o a participar das soluções dos problemas. Veículos foram desenvolvidos exclusivamente para atendimento às necessidades específicas da Empresa, sem perderem suas características universais. A qualidade no atendimento representou o ponto alto do projeto, devido aos ganhos obtidos. O mapeamento dos clientes, o dimensionamento do veículo e a utilização exclusiva nas entregas completam o primeiro ciclo desta estratégia. Outras etapas virão aprimorando o aprendizado e como meta, estaremos determinando o dia da entrega da carga ao cliente, possibilitando-lhe programar suas vendas e compromissos com base num processo consolidado.
A busca por uma logística perfeita tem norteado estudos que buscam compatibilizar o custo de operação, a agilidade na entrega e a satisfação do cliente. Cada vez mais as empresas investem na sua capacidade de escoamento, adequando-a aos desafios dos novos tempos. No aspecto do cliente, este tem trabalho com estoques reduzidos, adotando recebimentos escalonados, às vezes semanais, com pequenos volumes, exigindo, para atendê- lo, um planejamento apurado de todo ciclo produtivo e de sua estratégia de entrega. As parcerias desenvolvidas com as transportadoras tornaram-se mais profundas, trazendo o transportador para dentro da empresa e levando-o a participar das soluções dos problemas. Veículos foram desenvolvidos exclusivamente para atendimento às necessidades específicas da Empresa, sem perderem suas características universais. A qualidade no atendimento representou o ponto alto do projeto, devido aos ganhos obtidos. O mapeamento dos clientes, o dimensionamento do veículo e a utilização exclusiva nas entregas completam o primeiro ciclo desta estratégia. Outras etapas virão aprimorando o aprendizado e como meta, estaremos determinando o dia da entrega da carga ao cliente, possibilitando-lhe programar suas vendas e compromissos com base num processo consolidado.
Palavras-chave
Cliente; Transportadora; Parcerias
Cliente; Transportadora; Parcerias
Como citar
Fenelon, Danilo Guimarães;
Louzada, Lecy Geraldo.
PROJETO BELGO PRONTO
,
p. 137-142.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0014