Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

76º Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 76, num.76 (2023)


Título

PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DE CULTURA DE EQUIPES ATRAVÉS DE GAMIFICAÇÃO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS E VALORES PARA O NEGÓCIO

TEAM CULTURE TRANSFORMATION PROJECT THROUGH GAMIFICATION TO LEVERAGE RESULTS AND BUSINESS VALUES

DOI

10.5151/2594-5327-40351

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Resumo

O projeto de gamificação nasceu no Centro Integrado de Soluções Metalmecânicas – Oficinas de Fabricação de Peças e Manutenção de Conjuntos – localizado na ArcelorMittal Tubarão, através do desejo em construir um plano de aprendizagem, com foco em estimular a mudança de comportamentos, adesão a transformação digital, abandono de processos ultrapassados, visando melhoria de performance e resultado do negócio. O game é personalizado e nasce após uma série de workshops, são idealizados junto ao possível modelo de aprendizagem e passa pela validação dos participantes (próprios colaboradores da equipe). A validação acontece a partir da execução do conceito em menor escala (protótipo) que, posteriormente, permitirá implantação do projeto final, alinhado aos objetivos e resultados esperados. Os ganhos variam entre os que conseguimos medir e os que conseguimos sentir e, juntos transformam e constroem cultura. Destaque para: aumento de produtividade, desenvolvimento, protagonismo, ownership e conexão entre as pessoas. A Gamificação é o caminho para a transformação da cultura, uma vez que se trata do desenvolvimento de um programa educativo que a partir da aplicação de metodologias, ferramentas essenciais para absorção dos conhecimentos, possibilitam a aplicação nas rotinas de trabalho, com foco em promover o protagonismo, desenvolvimento de novas competências, tornando as atividades mais prazerosas

 

The gamification project was born at the Integrated Center for Metalmechanical Solutions – Parts Manufacturing and Assembly Maintenance Workshops – located at ArcelorMittal Tubarão, through the desire to build a learning plan, with a focus on stimulating behavior change, adherence to digital transformation , abandonment of outdated processes, aiming at improving performance and business results. The game is personalized and is born after a series of workshops, they are idealized together with the possible learning model and go through the validation of the participants (the team's own collaborators). Validation takes place from the execution of the concept on a smaller scale (prototype) which, later, will allow the implementation of the final project, aligned with the objectives and expected results. Gains vary between those that we can measure and those that we can feel, and together they transform and build culture. Highlight for: increased productivity, development, protagonism, ownership and connection between people. Gamification is the way to transform culture, since it involves the development of an educational program that, based on the application of methodologies, essential tools for absorbing knowledge, enables its application in work routines, with a focus on promoting protagonism, development of new skills, making activities more enjoyable

Palavras-chave

Gamificação; Pessoas; Cultura; Produtividade

Gamification; People; Culture; Productivity

Como citar

Ribeiro, Flávia Barros; Barbosa, Gustavo Nascimento; Favarato, Bruno Luiz Santos; Godinho, Igor Oliveira; Rocha, Dimitrie Baldotto. PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DE CULTURA DE EQUIPES ATRAVÉS DE GAMIFICAÇÃO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS E VALORES PARA O NEGÓCIO , p. 465-478. In: 76º Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-40351