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2º Fórum ABM de Responsabilidade Social — vol. 2, num.2 (2006)
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Resumo
O projeto Rede de Desenvolvimento objetiva promover geração de trabalho e renda, por meio de rede sustentada em projetos de responsabilidade social e voluntariado empresarial, com ênfase em ações de capacitação profissional, encaminhamentos para vagas no mercado de trabalho, aconselhamentos em gestão de negócios e incentivo ao micro-crédito. O público-alvo são jovens de 18 a 24 anos em vulnerabilidade social e micro e pequenos empreendedores. Projeto é concebido como rede que reúne empresas, setor público e organizações sociais, voltados a estimular trabalho voluntário para as ações de treinamento e aconselhamento. Esta iniciativa abrange as cidades de Congonhas, Contagem, Brumadinho e Governador Valadares, em Minas Gerais. Em cada cidade, há uma equipe que aplica a metodologia considerando o cenário local. A metodologia integra quatro eixos de atuação: Indicação e acompanhamento - realizado pelas organizações sociais especializadas em educação e assistência social, que procedem apoio, suporte e orientação dos jovens; Treinamento – ação de capacitação realizada por voluntários, empresas ou instituições parceiras que objetiva formar e/ou orientar os jovens sobre habilidades e conteúdos específicos, demandados pelo mercado de trabalho; Seleção e contratação – procedimento de indicação de jovens para os processos de seleção para emprego e apoio a contratação e Empreendedorismo – procedimento de aconselhamento em gestão empresarial, através de ações de voluntariado e apoio a empreendimentos de baixa renda. Etapas: visita a empresas para formação de rede colaborativa; seleção das organizações sociais; realização de treinamentos; realização da pré – seleção; encaminhamentos para seleção e posteriormente contratação; realização de aconselhamentos em gestão empresarial, para empreendedores.
O projeto Rede de Desenvolvimento objetiva promover geração de trabalho e renda, por meio de rede sustentada em projetos de responsabilidade social e voluntariado empresarial, com ênfase em ações de capacitação profissional, encaminhamentos para vagas no mercado de trabalho, aconselhamentos em gestão de negócios e incentivo ao micro-crédito. O público-alvo são jovens de 18 a 24 anos em vulnerabilidade social e micro e pequenos empreendedores. Projeto é concebido como rede que reúne empresas, setor público e organizações sociais, voltados a estimular trabalho voluntário para as ações de treinamento e aconselhamento. Esta iniciativa abrange as cidades de Congonhas, Contagem, Brumadinho e Governador Valadares, em Minas Gerais. Em cada cidade, há uma equipe que aplica a metodologia considerando o cenário local. A metodologia integra quatro eixos de atuação: Indicação e acompanhamento - realizado pelas organizações sociais especializadas em educação e assistência social, que procedem apoio, suporte e orientação dos jovens; Treinamento – ação de capacitação realizada por voluntários, empresas ou instituições parceiras que objetiva formar e/ou orientar os jovens sobre habilidades e conteúdos específicos, demandados pelo mercado de trabalho; Seleção e contratação – procedimento de indicação de jovens para os processos de seleção para emprego e apoio a contratação e Empreendedorismo – procedimento de aconselhamento em gestão empresarial, através de ações de voluntariado e apoio a empreendimentos de baixa renda. Etapas: visita a empresas para formação de rede colaborativa; seleção das organizações sociais; realização de treinamentos; realização da pré – seleção; encaminhamentos para seleção e posteriormente contratação; realização de aconselhamentos em gestão empresarial, para empreendedores.
Palavras-chave
Geração; Trabalho; Renda; Empreendedorismo.
Geração; Trabalho; Renda; Empreendedorismo.
Como citar
Alves, Fernando Almeida;
Quentel, Guilherme.
PROJETO REDE DE DESENVOLVIMENTO
,
p. 108-111.
In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social,
São Paulo,
2006.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0014