ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
Este trabalho discutiu a história do carregamento em relação à reconstrução fratográfica da propagação de uma trinca por fadiga, em histórias de vôos simulados do tipo Twist, mini- Twist, Falstaff e mini-Falstaff. O material estudado foi uma liga de alumínio de grau aeronáutico SAE-AMS 7475 T735. Foram realizados ensaios com amplitude variável em corpos de prova M(T), de espectros de vôos simulados padronizados pela National Lucht - en Ruimtevaartlaboratorium (NLR) do tipo Twist e Falstaff e seus vôos reduzidos, mini-Twist e mini-Falstaff, em uma máquina servohidráulica de ensaios dinâmicos. A partir destes ensaios notou-se que suprimir vôos com carregamentos menos severos influencia muito a vida da propagação da trinca de fadiga, para vôos simulados do tipo Twist e mini-Twist, fato este não observado para o Falstaff e mini-Falstaff. Foi possível observar também o efeito da aceleração e desaceleração da trinca por fadiga por meio das curvas de d2a/dvôo - a obtidas dos ensaios de amplitude variável. As fraturas das superfícies das amostras foram examinadas através da técnica fratográfica, pelo reconhecimento de blocos marcadores. A reconstituição satisfatória da taxa de propagação da trinca por fadiga de vôo simulado do tipo Falstaff por meio de medidas das marcações na superfície de fratura dos vôos mais severos foram realizadas em imagens obtidas por MEV.
The loading inference and the fractographic reconstruction of fatigue crack propagation in simulated flight stories, as Twist, mini-Twist, Falstaff and mini-Falstaff were investigated in this work. The studied material was an aluminum alloy SAE-AMS 7475 T7351. Variable amplitude tests were performed in M(T) specimens by applying simulating flight spectra normalized by National Lucht - en Ruimtevaartlaboratorium (NLR) as Twist, mini-Twist, Falstaff and mini-Falstaff, in a servo-hydraulic test machine MTS, in which a Flextest GT controller was coupled. The suppression of less severe loading flights showed a great influence in fatigue crack propagation life, in simulated flight tests Twist and mini-Twist, but not in Falstaff and mini-Falstaff. The acceleration and slowing down of fatigue crack were observed in the d2a/dflight – a curves obtained from variable loading tests. The fractured surfaces of some samples were examined by the fractographic technique of blocking marks recognition. A good reconstitution of fatigue crack propagation of a simulated flight like Falstaff was obtained by the measurements of marks in the fracture surfaces of the more severe flights, in MEV images.
Palavras-chave
Espectro de carga de amplitude variável; Vôos simulados; Análise fratográfica.
Variable amplitude loading; Simulated flight; Fractographic analysis.
Como citar
Filho, Waldek Wladimir Bose;
Spinelli, Dirceu;
Moreto, Jéferson Aparecido;
Ruckert, Cassius O. F. T..
PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA EM HISTÓRIAS DE VÔOS SIMULADOS PARA UMA LIGA DE Al
,
p. 1378-1388.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16236