Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

RECICLAGEM DE QUADROS DE BICICLETAS EMPREGADOS NA FABRICAÇÃO DE TRICICLOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS DOS MEMBROS INFERIORES

RECYCLING OF STEEL BICYCLE FRAMES EMPLOYED IN THE MANUFACTURING OF TRICYCLES FOR THE PARAPLEGIC

DOI

10.5151/2594-5327-14625

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Resumo

O objetivo deste trabalho é projetar, construir e avaliar triciclos para deficientes físicos dos membros inferiores que sejam capazes de atender suas necessidades de locomoção pelas ruas. O projeto usa peças de bicicletas de aço recicladas para combinar responsabilidades ambiental e social. O triciclo foi especialmente projetado ergonomicamente para o conforto deste grupo. Um estudo da utilização de vários tipos de quadros de bicicletas foi realizado. Testes estruturais de deflexão dos triciclos fabricados foram feitos usando uma carga máxima de 1500 N para mostrar a região mais provável onde a falha por colapso plástico pode ocorrer. Este teste estático garante a confiabilidade na resistência da estrutura do triciclo. Uma metodologia de fabricação de linha de montagem foi aplicada para obter o benefício da velocidade de produção e economia. Tanto a leveza como a estabilidade da estrutura é especialmente apropriada para este grupo de população porque exige menos esforço físico para mover e confiança na manobrabilidade do triciclo, respectivamente. Voluntários nesta categoria de deficiência têm concordado em testar os triciclos para fornecer informações importantes para o desenvolvimento do projeto. A inclusão social dessas pessoas é mutuamente benéfica e proporcionará a interação entre o público, a universidade, a comunidade local e a medida do possível a regional.

 

The aim of this work is to design, manufacture and evaluate a tricycle suitable for the paraplegic, thus providing them with self mobility on the road. The design will use recycled steel bicycle frames in order to combine environmental and social responsibility. The tricycle was ergonomically designed specifically for the comfort of this group of disabled people. A study of the utilization of various bicycle frame designs was made. Deflection structural assays of the manufactured tricycles used a maximum load of 1500N to show the most likely region where failure by plastic collapse can occur. This static testing guarantees confidence in the strength of the tricycle structure. An assembly line manufacturing methodology was applied to gain the benefit of production speed and economy. The light weight structure is especially suitable for this population group as it requires less physical effort to move and maneuver the machine. Volunteers in this category of disability have agreed to test the tricycles in order to provide important information during manufacture of the tricycles. Including these people is mutually beneficial and will develop the interaction between the public, university, and local community.

Palavras-chave

Paraplegia; Reciclagem; Inclusão social; Ergonomia.

Paraplegia; Recycling; Social inclusion; Ergonomics.

Como citar

Filho, Antonio de Pádua Lima; Ueda, Bruno Katsuyoshi Silama; Ishikawa, Bruno Kenji; Gimenes, Luis Otávio Carlin; Junior, João Fernandes Guimarães; Silva, Domisley Dutra; Silva, Hugo Custódio da; Barga, Otássio Gomes; Campos, Douglas Petrônio de Oliveira; Araújo, Valter; Padilha, Alcides. RECICLAGEM DE QUADROS DE BICICLETAS EMPREGADOS NA FABRICAÇÃO DE TRICICLOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS DOS MEMBROS INFERIORES , p. 84-96. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14625