Anais do Seminário de Trefilação


ISSN 2594-3650

6º Seminário de Trefilação vol. 16, num.6 (2015)


Título

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ZINCO E MELHORIA NA QUALIDADE DE ARAMES DE CAMADA PESADA

REDUCTION OF ZINC CONSUMPTION AND QUALITY IMPROVEMENT OF HEAVY COATED GALVANIZED WIRES

DOI

10.5151/9999-9999-27178

Downloads

Baixar Artigo 1367 Downloads

Resumo

O presente trabalho apresenta um projeto de melhoria em processo de galvanização implantado na Gerdau Riograndense, para o controle de camada de zinco em arames de camada pesada. O trabalho realizado envolveu investimento de Engenharia para atualização tecnológica em uma linha de galvanização existente, que operava até então com controle manual de vazão de nitrogênio, gás utilizado para a conformação da camada de zinco dos arames, na saída do forno de zinco. Através da implantação do sistema automatizado foi possível aumentar a estabilidade no controle do processo, reduzindo a variabilidade na camada de galvanização dos arames, com a obtenção de arames galvanizados com qualidade superior, reduzindo também os custos de consumo de zinco.

 

This paper presents an improvement project at galvanizing process implemented in Gerdau Riograndense, for heavy coated galvanized wires. The project involved a technological upgrade in an existing galvanizing line, which operated so far with manual control nitrogen flow, gas used for controlling the thickness of zinc coating in the wires. Through this automated system was possible to increase the stability in the process control, reducing the variability on galvanized coating, getting superior wire quality results as well as cost reduction due to less consumption of zinc.

Palavras-chave

Galvanizados, Camada pesada, Sistema de sopragem de nitrogênio

Galvanized wire, Heavy coating galvanized wires, Gas wiping system

Como citar

Campanher, Cirano Gewehr; Vares, João Vinícius de Souza. REDUÇÃO DE CONSUMO DE ZINCO E MELHORIA NA QUALIDADE DE ARAMES DE CAMADA PESADA , p. 61-69. In: 6º Seminário de Trefilação, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-3650 , DOI 10.5151/9999-9999-27178