ISSN 2594-5297
53nd Rolling Seminar — vol. 53, num.53 (2016)
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Resumo
No processo de laminação a quente um dos fatores que afetam sua produtividade são os arrebentamentos de tira que ocorre no trem acabador, provocando paradas de longa duração, desvios de material e exposição do homem ao risco de acidentes. Dentro das causas responsáveis pelo arrebentamento de tira está o lascamento de cilindros de trabalho que é causado por trinca geradas na superfície do cilindro durante o processo de laminação. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis causas dos lascamentos de cilindros de trabalho, propondo ações para reduzir as ocorrências utilizando o método solução de problemas. Após análise dos dados foi identificado que as ocorrências de falhas superficiais tinham forte correlação com as tensões de contato entre os cilindros de trabalho e o cilindro de encosto, foi realizado então um estudo com objetivo de verificar se as tensões de contato entre os dois cilindros poderiam estar relacionadas com os lascamentos. O método do estudo consistiu em simular diferentes perfis no cilindro de encosto (cilindro flat e com coroamento positivo) e diferentes caimentos (comprimento e altura) para obter os menores carregamentos possível. A condição de perfil e caimento com o menor carregamento foi testada no laminador para verificar na prática se houve a redução dos lascamentos. Os perfis e os caimentos testado permitiram uma redução significativa de ocorrência de lascamento de cilindros. A metodologia empregada para analise mostrou-se eficaz, podendo ser aplicada em outros laminadores para identificação de causas de falhas.
In according to the hot rolling mill process, one of the main factors that affect productivity are the strip crash that occurs at the finishing stands in the HSM, causing production loosing, product deviations and human exposure to the accidents risk. Among the main causes for those failures, roll spalling which one is caused by superficial cracks on the work roll during the rolling process. The main objective of this paper is identify the possible causes for work roll spalling, by proposing actions to reduce barrel surface cracks using the failures analysis method. After analyzing all data it was identified bad conditions had been happened according to the contact stresses between the work rolls and back up roll, So it was made a study in order to verify if the contact stresses between the two rolls could be related to spalling. The research method was consisted to simulate different profiles at the back up roll (flat Roll and positive crown) and different stress relief tapers (length and height) to reach the lowest possible loading. The profile condition and taper with the lowest load was tested at the mill to verify by practicing if existed spalling reduction. The profiles and tested taper allowed significant reduction by the occurrence of spalling roll. The methodology used to this analysis was considered effective and it can be used to the other rolling mills to identify failures causes.
Palavras-chave
Cilindros, Falhas, Laminação a quente
Rolling mill rolls, Hot strip mill, Failure
Como citar
Campbell, Luiz Alberto Pereira;
Ramos, Gilmar Procópio;
Sá, Alexandre de;
Araujo, Fabio de Oliveira;
Cornelio, Gilson Teixeira.
REDUÇÃO DE OCORRÊNCIA DE TRINCA NOS CILINDROS DE TRABALHO DO TREM ACABADOR DO LTQ-2 DA CSN
,
p. 389-404.
In: 53nd Rolling Seminar,
Rio de Janeiro,
2016.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/1983-4764-27987