Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

35th Logistic Seminar vol. 35, num.35 (2016)


Título

REDUÇÃO DOS CICLOS FERROVIÁRIOS DOS VAGÕES GDE, GÔNDOLA E PLATAFORMA E DO CICLO DE PERMANÊNCIA RODOVIÁRIA NO TERMINAL INTEGRADOR SANTA LUZIA

REDUCTION OF GDE, GONDOLA AND PLATFORM WAGON CYCLES AND ROAD CYCLE IN TERMINAL INTEGRADOR SANTA LUZIA

DOI

10.5151/5555-5555-27836

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Resumo

O Terminal Integrador de Santa Luzia (TISL) recebe materiais de origem siderúrgica (fio máquina, bobinas, fardos e chapas grossas) dos clientes Arcelor Mittal Monlevade, Aperam e Usiminas por via ferroviária e os armazena até que sejam despachados para os clientes finais, por via rodoviária. O fluxo inverso (recebimento rodoviário e escoamento ferroviário) é realizado para o cliente Gerdau (tarugos e vergalhões) e para o minério da Usiminas. Os fluxos ferroviários são realizados por vagões Gôndolas, GDE e Plataformas, os quais possuem um ciclo dimensionado para o atendimento ao volume orçado anual, sendo um importante indicador de performance para o TISL, assim como o ciclo de permanência rodoviária. Inicialmente, o tempo de permanência de vagões e carretas estava muito acima da meta determinada e, com o objetivo de reduzir o tempo destes ciclos, foi desenvolvido um projeto de aumento produtividade no terminal. O projeto teve como base a implantação da cultura TPS na busca pela melhoria contínua dos processos, juntamente com a estruturação apresentada na metodologia do PCDA, resultando em grandes ganhos em produtividade.

 

The Terminal Integrador Santa Luzia (TISL) receives steel-based materials (wire rods, stell coils and heavy plates) from Arcelor and Usiminas customers by rail and stores them until they are sent to end customers, by road (trucks). The reverse flow (receiving road and rail sending) is performed to the customer Gerdau (billet and rebar) and the iron ore from Usiminas. Rail flows are performed by Gondola, GDE and Platforms wagons, which have a scaled cycle to meet the annual budgeted volume, that is an important performance indicator for TISL, as well as the road dwell cycle. Initially, wagons and trucks cycle time was much higher than the given target, and with the aim of reducing these cycles, we developed a project to increase productivity in the terminal. The project was based on the development of TPS culture in the quest for continuous improvement of processes, along with the structure shown in PCDA methodology, resulting in big gains in productivity.

Palavras-chave

Ciclo ferroviário, Terminal siderúrgico, Produtividade de vagões, TPS

Rail cycle, Integrator terminal, Wagons productivity, TPS

Como citar

Rocha, Natália Caixeta. REDUÇÃO DOS CICLOS FERROVIÁRIOS DOS VAGÕES GDE, GÔNDOLA E PLATAFORMA E DO CICLO DE PERMANÊNCIA RODOVIÁRIA NO TERMINAL INTEGRADOR SANTA LUZIA , p. 19-28. In: 35th Logistic Seminar, Rio de Janeiro, 2016.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/5555-5555-27836