Anais dos Seminário de Energia, Utilidades e Gases Industriais


ISSN 2594-3626

Título

REDUÇÃO DA PERDA DE CARGA NA SUCÇÃO DE COMPRESSORES ALTERNATIVOS DE OXIGÊNIO E ELEVAÇÃO DA CAPACIDADE DE COMPRESSÃO

SUCTION PRESSURE DROP REDUCTION IN OXYGEN COMPRESSORS AND CAPACITY INCREASE

DOI

10.5151/2594-3626-33417

Downloads

Baixar Artigo 114 Downloads

Resumo

A capacidade de um compressor alternativo pode ser controlada através da pressão de descarga do compressor, da pressão de sucção e da recirculação. A partir da redução da perda de carga no trecho a montante da sucção é possível elevar a pressão de sucção do compressor e assim obter o benefício de aumento da vazão volumétrica mantendo a mesma pressão de descarga. O aumento da pressão de sucção mantendo a pressão de descarga fixa diminui o Head (diferença entre pressão de descarga e a pressão de sucção) requerido do equipamento. Em compressores de oxigênio, ao se alterar trechos de tubulação e válvulas é necessário avaliar de forma criteriosa os parâmetros de normas de segurança devido ao risco de alta velocidade que pode causar explosões ou incêndios.

 

There are a few ways to impact the capacity of a reciprocating compressor, by altering suction and discharge pressure and recirculation. By reducing the pressure drop in the section before the compressor it is possible to provide a higher suction pressure and subsequently achieve a higher compressor flow rate. The increase in the suction pressure while maintaining the discharge pressure reduced the demanded compressor Head. When considering oxygen compressors it is necessary to cautiously evaluate the safety norms and parameters due to the risk of explosions and fires due to high oxygen velocity

Palavras-chave

: Pressão de sucção; Perda de carga; Elevação da capacidade de um compressor; Compressor alternativo

: Suction pressure; Pressure drop; Compressor capacity increasing, Reciprocating oxygen compressor.

Como citar

Peixoto, Luiz; Falcon, Andrea. REDUÇÃO DA PERDA DE CARGA NA SUCÇÃO DE COMPRESSORES ALTERNATIVOS DE OXIGÊNIO E ELEVAÇÃO DA CAPACIDADE DE COMPRESSÃO , p. 15-19. In: 34° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais, São Paulo, 2019.
ISSN: 2594-3626 , DOI 10.5151/2594-3626-33417