Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

REDUÇÃO DE INCRUSTAÇÕES PROVENIENTES DA UTILIZAÇÃO DA CAL COMO COAGULANTE NOS ESPESSADORES DE LAMA DA SAMARCO MINERAÇÃO S.A.

DEPOSIT CONTROL DISPERSANT CAUSED BY THE LIME USED AS COAGULANT IN SAMARCO SLIME THICKENERS

DOI

10.5151/2594-357X-15808

Downloads

Baixar Artigo 40 Downloads

Resumo

Na Samarco desde 1977 tem-se utilizado a cal como coagulante nos espessadores de lama. Este reagente é essencial ao nosso processo, mas, com o aumento da utilização deste insumo aumenta-se o efeito negativo que são as incrustações, percebidas em tubulações de água de processo, tubulação geral de lamas, calhas e tanque de cal, válvulas de controle e etc. Dando prejuízos financeiros para a Samarco de aproximadamente 300.000,00 R$/ano foi solicitado um estudo para eliminar ou reduzir a incrustação proveniente da água de recirculação dos espessadores de lama. Iniciamos o trabalho junto ao fornecedor do inibidor de incrustações começando com um teste industrial para avaliar a taxa de incrustação em corpos de prova utilizando cal como coagulante nos espessadores de lama. E depois, a taxa de incrustação utilizando a cal como coagulante mais o anti- incrustante. Como resultado, reduzimos a taxa de deposição das incrustações em níveis de 74 a 100% nos dois pontos analisados, que trarão ganhos de disponibilidade e eficiência nas bombas do extravasamento devido à redução das incrustações nos rotores e parte interna das carcaças das bombas, bem como a redução nas trocas de válvulas e manutenção de tubulação.

 

Lime has been used as coagulant on Samarco ́s slime thickeneres since 1977. It ́s an important reagent in the process but the increasing dosage show us a negative effect like incrustation in process water tubes, slimes tubes, lime tank and control valves. With a damage of 300.000,00 R$/year was necessary to form a work team to reduce or eliminate the incrustation from the water slime thickeners. A deposit control dispersant was developed by the supplier and tested in Samarco ́s laboratory to show that makes no harm to flotation. After that we begun an industrial test using the the deposit control dispersant. As a result we reduce the incrustation rate at levels 74 to 100% in both point of analyses.

Palavras-chave

Espessamento; Coagulante; Incrustação.

Thickener; Coagulant; Incrustation.

Como citar

Mantilla, Edgar Rodo; Queiroz, Domingos Sávio Borges de; Freitas, Lamartine da Silva. REDUÇÃO DE INCRUSTAÇÕES PROVENIENTES DA UTILIZAÇÃO DA CAL COMO COAGULANTE NOS ESPESSADORES DE LAMA DA SAMARCO MINERAÇÃO S.A. , p. 927-931. In: 39 º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Ouro Preto, 2009.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-15808