Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

RESISTÊNCIA À CORROSÃO ATMOSFÉRICA DO AÇO ASTM A-36 PINTADO COM TINTAS À BASE DE RESINAS EPOXI E POLIURETANO, MEDIDA POR TESTES SEMI- ACELERADOS

EVALUATION OF THE ATMOSPHERIC CORROSION RESISTANCE OF AISI A-36 STEEL PAINTED WITH COATINGS BASED ON EPOXY AND POLY (URETHANE) RESINS USING SEMI- ACCELERATED TESTING

DOI

10.5151/2594-5327-14726

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Resumo

Foi estudada a influência da temperatura, umidade relativa do ar, salinidade, e número de ciclos de umedecimento e secagem na resistência à corrosão atmosférica do aço ASTM A- 36 pintado com tintas à base de resinas epóxi e poliuretano. O objetivo do trabalho é apresentar uma alternativa ao uso de testes acelerados e de campo, desenvolvendo um teste semi-acelerado para avaliar a resistência e durabilidade de um sistema de proteção anticorrosiva, submetido a um ambiente específico durante um ano. As amostras foram expostas em uma câmara para teste cíclico de corrosão durante 2000 horas com valores fixos de temperatura, umidade relativa do ar, salinidade e número de ciclos de umedecimento e secagem. A perda de massa do substrato na área do risco de corte na pintura foi medida após cada período de 250 horas de teste. O segundo estágio da pesquisa foi a análise de sensibilidade da taxa de corrosão com a mudança nos valores dos parâmetros de referência. O terceiro estágio consistiu em submeter as amostras ao teste cíclico durante 750 horas e a seguir um teste de campo em atmosfera marinha durante um ano. A perda de massa do substrato na região do risco foi medida após cada período de 60 dias. A caracterização do produto da corrosão foi feita usando-se microscopia eletrônica de varredura, difração de Raios X, espectroscopia no infravermelho, e termogravimetria. Após ajuste polinomial da função perda de massa associada, com a análise de sensibilidade de alteração dos parâmetros, a vida útil estimada das amostras foi de 30 a 38 meses.

 

The influence of temperature, humidity, salinity, and number of wet-dry cycles in the atmospheric corrosion resistance of the ASTM A-36 steel, painted with coatings based on epoxy and poly(urethane) resins, was studied. The aim of this work is to present an alternative to the accelerated and field tests developing a semi-accelerated test in order to evaluate the resistance and durability of a protection system applied to a specific environment for one year. The samples were exposed in a corrosion cyclic test chamber for 2000 hours with fixed parameters of temperature, relative humidity of air, salinity, and a number of dry-wet cycles. Mass loss of substrate in the scratch area was measured after each 250 hours of testing. The second stage of research was the sensibility analysis of the corrosion rate with the change of the reference test parameters. The third stage was the testing of the samples using the cyclic test for 750 hours, and the transfer of samples to a marine atmosphere exposure for one year. The mass loss was measured after each 60 days period of testing. Material characterization involved scanning electron microscopy, X Ray diffraction, infrared spectroscopy, and thermogravimetry. After polynomial adjustment of the mass loss function, associated with the sensibility analysis of the parameters alteration, the estimated life span of the samples was from 30 to 38 months.

Palavras-chave

Corrosão atmosférica; Pintura; T este semi-acelerado; Análise de sensibilidade.

Atmospheric corrosion; Painting; Semi-accelerated test; Sensibility analysis.

Como citar

Oliveira, Ezio Machado de; Carneiro, José Rubens Gonçalves; Lins, Vanessa de Freitas Cunha. RESISTÊNCIA À CORROSÃO ATMOSFÉRICA DO AÇO ASTM A-36 PINTADO COM TINTAS À BASE DE RESINAS EPOXI E POLIURETANO, MEDIDA POR TESTES SEMI- ACELERADOS , p. 666-676. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14726