ISSN 2594-5327
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Resumo
A resistência à corrosão de aços ultrabaixo carbono, eletrogalvanizado e galvanizados por imersão a quente com zinco e com ligas de ferro-zinco, fosfatizados e pintados na indústria automobilística, foi avaliada neste trabalho mediante testes acelerados cíclicos de corrosão e de campo com aspersão de solução salina. Os resultados do estudo mostraram que o aço revestido com ligas de zinco-ferro apresentou melhor resistência à corrosão do que os revestidos apenas com zinco. Atribuiu-se esse melhor desempenho à morfologia do revestimento do aço revestido com ligas de zinco-ferro.
The corrosion resistance of ultra-low carbon steel, electrogalvanized, hot dip galvanized and galvannealed, phosphatized and painted in the automobile industry, was evaluated in this work by cyclic accelerated corrosion tests and outdoor corrosion test with saline solution spraying. The results of the study showed the steel coated with zinc-iron alloy had presented better corrosion resistance than that of the steels coated only with pure zinc. The better performance of the zinc-iron alloyed material was attributed to its morphological characteristics.
Palavras-chave
Aços ultrabaixo carbono; Eletrogalvanizado; Galvanizado a quente; Teste acelerado cíclico; Teste de campo.
Ultra-low carbon steel; Electrogalvanized; Hot dip galvanized; Cyclic accelerated test; Field test.
Como citar
Alvarenga, Evandro de Azevedo;
Lins, Vanessa Cunhas Freitas.
RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS ULTRABAIXO
CARBONO REVESTIDOS COM ZINCO E LIGAS
FERRO/ZINCO FOSFATIZADOS E PINTADOS NA
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
,
p. 2662-2669.
In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-21320