Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS AERONÁUTICAS TRATADAS ATRAVÉS DE IMPLANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA (3IP)

CORROSION RESISTANCE OF AERONAUTICS ALLOYS TREATED BY PLASMA IMMERSION ION IMPLANTATION (PII

DOI

10.5151/2594-5327-15099

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Resumo

Visando aumentar a resistência à corrosão das ligas Al7075-T7351 e Ti-6Al-4V foram realizados tratamentos 3IP. Experimentos foram feitos empregando-se mistura de N2 e H2 na proporção de 1:1. O tempo de tratamento variou entre uma e três horas para verificar sua influência no comportamento eletroquímico destes materiais. Para a caracterização das superfícies foram feitas difrações de raios X e espectroscopia Auger. A resistência à corrosão foi avaliada através da técnica de polarização potenciodinâmica anódica. Todos os testes de corrosão foram feitos à temperatura ambiente em meio NaCl 3,5% pp naturalmente aerado. A morfologia das amostras depois destes testes foi avaliada através de MEV. As amostras da liga Al7075 tratadas em 1 h e 2 h apresentaram densidades de corrente de corrosão cem vezes menores indicando uma maior resistência à corrosão destas superfícies. A liga Ti-6Al-4V apresentou redução nos valores de densidade da corrente passiva em uma ordem de grandeza. O melhor resultado foi obtido para a liga de alumínio Al7075 tratada durante uma hora. A liga de titânio também teve sua resistência à corrosão melhorada, porém em menor escala do que a liga de alumínio. Este melhor comportamento dos materiais tratados por 3IP se deve à camada enriquecida com nitrogênio, verificada através do perfil Auger.

 

To increase the corrosion resistance of the Al7075-T7351 and Ti-6Al-4V alloys we performed treatments by PIII. Experiments were made by using a mixture of N2 and H2 at ratio of 1:1. The time of treatment was varied between one and three hours to verify its influence on the electrochemical behavior of these materials. For the characterization of the surfaces we carried out X ray diffraction and Auger spectroscopy. The corrosion resistance was evaluated by anodic potentiodynamic polarization technique. All corrosion tests were performed at room temperature in 3.5 wt. % NaCl medium naturally aerated. The morphology of the samples after these tests was evaluated by SEM. Samples of the Al7075 alloy treated for 1 and 2 h showed one hundred times smaller corrosion current densities, indicating the superior corrosion resistance of these surfaces. The Ti-6Al-4V alloy showed a decrease in the values of passive current density of one order of magnitude. The best result was obtained for the aluminum alloy Al7075 treated for one hour. Titanium alloy was also improved with respect to their resistance to corrosion, but to a lesser extent than aluminum alloy. This better performance of the materials treated by PIII is the layer enriched with nitrogen as verified by Auger profile.

Palavras-chave

Corrosão; Alumínio; Titânio; Plasma.

Corrosion; Aluminum; Titanium; Plasma.

Como citar

Silva, Graziela da; Ueda, Mário; Otani, Choyu. RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS AERONÁUTICAS TRATADAS ATRAVÉS DE IMPLANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA (3IP) , p. 2627-2637. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-15099