ISSN 2594-5327
77º Congresso Anual da ABM - Internacional — vol. 77, num.77 (2024)
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Resumo
PARA REDUZIR AS EMISSõES DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA (GEE) VáRIAS PESQUISAS SãO REALIZADAS PARA FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA COM USO DE COMBUSTíVEIS MENOS POLUENTES COMO O BIODIESEL. O BIODIESEL é UM COMBUSTíVEL RENOVáVEL OBTIDO GERALMENTE A PARTIR DA REAçãO DE TRANSESTERIFICAçãO DE MATéRIA-PRIMA OLEAGINOSA E áLCOOL EM PRESENçA DE UM CATALISADOR. A PARTIR DOS ANOS DE 2005 HOUVE UM AUMENTO DO PERCENTUAL MíNIMO DE ADIçãO OBRIGATóRIA DE BIODIESEL AO DIESEL NO BRASIL. EM COMPARAçãO AO DIESEL, O BIODIESEL ABSORVE MAIS áGUA, O QUE FACILITA O DESENVOLVIMENTO DE BACTéRIAS E A CORROSãO MICROBIANA DAS PEçAS METáLICAS DOS MOTORES. ALéM DISSO, OS PROCESSOS DE OXIDAçãO DEGRADAM O BIODIESEL. OS PRODUTOS DE DEGRADAçãO DO BIODIESEL PODEM COMPROMETER OS TANQUES DE COMBUSTíVEL, SISTEMAS DE BOMBEAMENTO, MOTORES, E OUTROS COMPONENTES. OS MATERIAIS DOS MOTORES A DIESEL DEVEM TER COMPATIBILIDADE COM O BIOCOMBUSTíVEL, PROPRIEDADES MECâNICAS E RESISTêNCIA à CORROSãO. ESTE TRABALHO ANALISA A RESISTêNCIA à CORROSãO DAS LIGAS DE COBRE E ALUMíNIO IMERSAS EM BIODIESEL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS LIGAS DE COBRE IMERSAS EM BIODIESEL POSSUEM BAIXA RESISTêNCIA à CORROSãO EM COMPARAçãO àS LIGAS DE ALUMíNIO. COM BASE NOS DADOS DA LITERATURA é POSSíVEL CONCLUIR QUE O FILME DOS óXIDOS NA SUPERFíCIE DAS LIGAS DE CU POSSUI MENOR CAPACIDADE DE PROTEçãO QUE NO AL, O BIODIESEL é MAIS CORROSIVO DO QUE O DIESEL DE ORIGEM MINERAL, OS íONS METáLICOS LIBERADOS NA CORROSãO NO BIOCOMBUSTíVEL CATALISAM AS REAçõES DE OXIDAçãO E DEGRADAM O BIODIESEL.
SEVERAL STUDIES ARE BEING CONDUCTED TO REDUCE GREENHOUSE GAS EMISSIONS AND DEVELOP ALTERNATIVE ENERGY SOURCES USING LESS POLLUTING FUELS SUCH AS BIODIESEL. BIODIESEL IS A RENEWABLE FUEL GENERALLY OBTAINED FROM THE TRANSESTERIFICATION REACTION OF OLEAGINOUS RAW MATERIALS AND ALCOHOL IN THE PRESENCE OF A CATALYST. ACCORDING TO BRAZILIAN LAW, SINCE 2005, THERE HAS BEEN AN INCREASE IN THE MINIMUM PERCENTAGE OF MANDATORY ADDITION OF BIODIESEL TO DIESEL IN BRAZIL. COMPARED TO DIESEL, BIODIESEL ABSORBS MORE WATER, FACILITATING THE DEVELOPMENT OF BACTERIA AND MICROBIAL CORROSION OF METAL ENGINE PARTS. FURTHERMORE, OXIDATION PROCESSES DEGRADE BIODIESEL. BIODIESEL DEGRADATION PRODUCTS CAN COMPROMISE FUEL TANKS, PUMPING SYSTEMS, ENGINES, AND OTHER COMPONENTS. DIESEL ENGINE MATERIALS MUST HAVE BIOFUEL COMPATIBILITY, MECHANICAL PROPERTIES, AND CORROSION RESISTANCE. THIS WORK ANALYZES THE CORROSION RESISTANCE OF COPPER AND ALUMINUM ALLOYS IMMERSED IN BIODIESEL. THE RESULTS SHOWED THAT COPPER ALLOYS IMMERSED IN BIODIESEL HAVE LOWER CORROSION RESISTANCE THAN ALUMINUM ALLOYS. BASED ON LITERATURE DATA, IT IS POSSIBLE TO CONCLUDE THAT THE OXIDE FILM ON THE SURFACE OF CU ALLOYS HAS A LOWER PROTECTIVE CAPACITY THAN AL, BIODIESEL IS MORE CORROSIVE THAN DIESEL OF MINERAL ORIGIN, METAL IONS RELEASED DURING CORROSION IN BIOFUEL THEY CATALYZE OXIDATION REACTIONS AND DEGRADE BIODIESEL.
Palavras-chave
Biodiesel; Corrosão; Ligas não ferrosas
Biodiesel; Corrosion; Non-ferrous alloys
Como citar
REIS, TAMARA DA SILVA TAVARES DOS;
GAIDZINSKI, ROBERTA;
TAPANES, NEYDA DE LA CARIDAD OM;
SANTANA, ANA ISABEL DE CARVALHO;
SOARES, FRANCIELLY MOURA DE SOUZA;
RIBEIRO, KÉSIA SIMÕES;
ELIAS, CARLOS NELSON.
RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS DE COBRE E ALUMÍNIO EM CONTATO COM BIODIESEL
,
p. 1893-1905.
In: 77º Congresso Anual da ABM - Internacional,
São Paulo, Brasil,
2024.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-41002