ISSN 2594-5335
23° Seminário de Automação e TI — vol. 23, num.23 (2019)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Este trabalho descreve o funcionamento do sistema automático desenvolvido para realizar o posicionamento de vagões durante a troca de rodeiros, que opera no Centro de Troca de Rodeiros – CTR, localizado nas instalações da empresa Vale em São Luís do Maranhão. O posicionamento de composições com até 110 vagões e com precisão de centímetros, resguardando a folgas entre vagões, é um desafio na rotina de manutenção. Para superar esse desafio foi desenvolvido um sistema automático para posicionar as composições de vagões, que utiliza medição baseada em tecnologia laser, com precisão de centímetros, e que atualiza continuamente a distância entre um rodeiro e o ponto correto de parada, possibilitando assim o posicionamento de rodeiros
This paper describes the operation of the automatic system developed to perform the positioning of wagons during the replacement of wheelset, which operates in Railway Maintenance Center of Vale in São Luís do Maranhão/Brazil. It is a big challenge in the maintenance routine to execute with precision of centimeters the positioning of compositions with up to 110 wagons, keeping the gaps between wagons. For surpass this challenge it has been developed an automatic system for positioning wagon compositions. It uses laser-based measurement with centimeter precision and continuously updates the distance between a wheel and the correct stop point, thus enabling the positioning of the wheelset.
Palavras-chave
Rodeiros; Ferrovia; Manutenção; Controle
wheelset; Railway; Maintenance; Control
Como citar
Freitas, Antônio César;
Faria, Lucas Machado Barbosa de.
SISTEMA AUTOMÁTICO DE POSICIONAMENTO DE VAGÕES PARA TROCA DE RODEIROS
,
p. 239-250.
In: 23° Seminário de Automação e TI,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-33642