Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE GUSA

PIG-IRON PRODUCTION AND TRANSPORTATION CONTROL SYSTEM

DOI

10.5151/2594-5335-0017

Downloads

Baixar Artigo 21 Downloads

Resumo

Migração da plataforma mainframe para a plataforma .Net da Microsoft, do sistema GUSA, que tem como objetivo controlar e monitorar o ciclo de produção envolvendo o transporte de gusa por carros torpedos, melhoria do controle da qualidade do gusa com a redução do teor de enxofre, índices de produtividade dos Alto-Fornos, vida útil dos carros torpedos, lanças de dessulfuração, retentores e tampas. Este sistema deixou de ser isolado no mainframe e passou a fazer parte do modelo Integrado de Negócios da CSN, dentro da camada MES sendo integrado com os sistemas chão de fábrica. Adotou-se a metodologia híbrida de Gestão de projetos da própria CSN e da Chemtech. Para desenvolvimento foi utilizada a Orientação a Objetos, com arquitetura 3 camadas, distribuída em apresentação, negócios e banco de dados. Com a implantação deste sistema nesta nova plataforma, obtivemos os principais benefícios : Sistema em tecnologia e arquitetura moderna e evolutiva; Melhoria do controle do transporte de GUSA; Vida útil dos componentes do sistema de produção de GUSA; Integração total com o ERP da empresa; Apuração efetiva de estoque de GUSA; Interface mais amigável para os operadores e gestores; Rastreabilidade dos carros torpedos.

 

Este projeto conta com tecnologia de última geração que oferece interface inteiramente Web desenvolvida em plataforma .NET. O sistema MES dispõe de ferramentas que permitem realizar a programação, planejamento, seguimento e análise da produção e de consumo de insumos. Acompanhar a situação on-line das usinas através de registros de paradas e eventos, sinóticos e gráficos de tendência. Das soluções implementadas para a CVRD pode-se destacar a forma como o MES substituiu funções de sistemas legados e como unificou o acesso a variáveis e metas de diferentes naturezas através de interface versátil e auto-explicativa. Seguindo objetivo fundamental do MES, a integração, pode-se afirmar que um projeto com esta finalidade, deve resultar em um produto que se apóie sobre base de informação do cliente e ofereça ferramentas adaptadas à sua necessidade. Assim a confiabilidade cresce e o trabalho de pequeno valor agregado diminui alterando o foco daqueles que validam a informação. Isto reduz os custos e o tempo de acesso à informação além de melhorar os índices de qualidade e, por conseqüência, viabilizar um atendimento diferenciado ao cliente.

Palavras-chave

Mainframe, Gusa, MES, PROCOM, Integração de sistemas.

Mainframe, PIG-IRON, PROCOM, Systems Integration

Como citar

Oliveira, Alex Sandro Martins de; Júnior, Manoel Pires de Abreu; Tavares, Ronaldo Lee; Higino, Antonilton; Matos, Alexandre Gomes de; Teixeira, Edir Neves; Sottomano, Sérgio; Grecco, Diogo; Werneck, Roberto. SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE GUSA , p. 159-168. In: 8º Seminário de Automação de Processos, Belo Horizonte, 2004.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0017