Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NA ÁREA DE ESTAMPARIA COM FOCO EM RESULTADOS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

SYSTEM OF ADMINISTRATION OF THE QUALITY IN THE AREA OF PRINTWORKS WITH FOCUS IN RESULTS FOR ELEVATION OF THE PRODUCTION

DOI

10.5151/2594-5327-0233

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Resumo

O Gerenciamento de Rotina (PDCA) é um conjunto de atividades voltadas para alcançar os objetivos atribuídos a cada processo. Essas atividades são: definição de função, determinação dos itens de controle, montagem (de forma participativa) dos fluxogramas das tarefas para ajudar a padronização, definição dos métodos para atingir as metas e definição clara dos problemas do pessoal. Se este gerenciamento for bem estruturado, o produto ou serviço apresentará sempre o mesmo padrão de qualidade. Neste trabalho, o modelo PDCA foi descrito para auxiliar na resolução de problemas e também de produtividade. Foi estudada a sua aplicação prática para aumentar e melhorar o resultado final e reduzir perdas de uma seqüência de prensas pesadas usadas para estampar a lateral e o teto de um veículo de uma indústria automobilística. Após ter escolhido a área a ser estudada, a estamparia, optou-se pela utilização de um método gerencial e ferramentas adequadas para a solução do problema. Vários itens foram levados em consideração, como a importância do líder na efetivação do gerenciamento, para manter e melhorar os resultados e o número de pessoas envolvidas, assim como seus respectivos cargos e funções. Verificada a anomalia, uma das quatro ruas de estampagem apresentava produção abaixo da expectativa, houve a adoção de um plano de ação tendo como base o modelo 5W 1H. Todos os processos citados acima são detalhadamente descritos para a comparação, avaliação e elaboração da resolução do problema.

 

The Administration of Routine (PDCA) is a group of activities directed to reach the purposes attributed to each process. Those activities are: function definition, determination of the control items, assembly (in group) of the flows of the tasks to help the standardization, definition of the methods to reach the goals and for clear definition of the personnel's problems. If this administration is well structured, the product or service will always present the same quality pattern. In this work, the model PDCA was described to aid the resolution of problems and also of productivity. It’s was studied in order to increase and to improve the final result and to reduce the losses of a sequence of heavy presses used to print the lateral and the roof of a vehicle of an automobile industry. After having chosen the area to be studied, the printworks, opted for the use of a managerial method and appropriate tools for the solution of the problem. Several items were mischievous in consideration, as the importance of the leader in the conduction of the administration, to maintain and to improve the results, the number of people involved, as well as their respective positions and functions. After checking the anomaly, one of the four stamping streets presented a production below the expectation, was adopted then an action plan based on the model 5W 1H. All the processes mentioned above are described in full detail for the comparison, evaluation and elaboration of the resolution of the problem.

Palavras-chave

Estamparia; PDCA; Qualidade; Gestão.

Printworks; PDCA; Quality; Management

Como citar

Luz, Amauri Faria da; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NA ÁREA DE ESTAMPARIA COM FOCO EM RESULTADOS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE , p. 2044-2053. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0233