Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

SISTEMA DE SEGURANÇA PARA GESTÃO DE PARADAS PROGRAMADAS DE MANUTENÇÃO

SECURITY SYSTEM FOR MANAGEMENT OF MAINTENANCE STOPS

DOI

10.5151/2594-5335-0018

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Resumo

Um sistema de segurança para gestão de paradas de manutenção (SSGPM) é uma ferramenta de software que tem o intuito de maximizar a disponibilidade de equipamentos de uma unidade fabril, e reduzir o seu intervalo de tempo para manutenções, através de uma execução planejada e controlada das paradas de manutenção. Durante estas paradas observa-se que muito tempo é consumido para desligar os equipamentos, entregá-los às equipes de manutenção, recebê-los de volta e colocá-los em operação novamente, diminuindo sua disponibilidade e aumentando o tempo das paradas. A adoção de um SSGPM resolve este problema, por possibilitar que o gestor planeje toda a sua parada antecipadamente, indicando quais equipes trabalharão em quais equipamentos, e por quanto tempo; no momento efetivo da parada, com o uso de etiquetas com códigos de barras, os equipamentos são retirados de operação rapidamente e entregues às equipes de manutenção, desligados e impedidos de funcionar através de bloqueio por software. A devolução do equipamento à operação também é feito da mesma maneira, em um mínimo de tempo. O bloqueio/desbloqueio de funcionamento dos equipamentos se dá através da ativação/desativação de lógicas específicas de intertravamento nos CLP ́s, utilizando comunicação OPC.

 

A security system for management of maintenance stops (SSMMS) is a software tool that has the aim of maximizing the equipment availability from one plant, and reducing their maintenance spending time, through implementing a planned and controlled maintenance stops. During these stops a long time is consumed to switch off the equipment, delivering them to maintenance teams, receive them back and put them in operation again, reducing their availability and increasing the stop times. The adoption of a SSMMS solves this problem by enabling the manager plan all their advance stopped, indicating which teams work in which equipment, and for how long; effective when stopped, with the use of labels with bar codes, the equipment is diverted from running fast and delivered to maintenance teams, off and prevented from working by blocking software. The return of the equipment for operation is also done the same way, in a minimum of time. The operation lock/unlock of equipment occurs through the activation/deactivation of specific logical interlock in PLC's, using the OPC.

Palavras-chave

Gestão da manutenção;NR12; OPC; Disponibilidade.

Management of maintenance; NR12; OPC; Availability.

Como citar

Xavier, Maurício Carvalho. SISTEMA DE SEGURANÇA PARA GESTÃO DE PARADAS PROGRAMADAS DE MANUTENÇÃO , p. 155-160. In: 12º Seminário de Automação de Processos, Vitória, 2008.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0018