Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

60º Congresso Anual da ABM vol. 60, num.60 (2005)


Título

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO – SISAP

COMPUTER SYSTEM FOR SUPPORT SERVICES MANAGEMENT – SISAP

DOI

10.5151/2594-5327-0131

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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pela Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST para a implantação do Sistema Informatizado de Gestão de Serviços de Apoio – SISAP. Este sistema tem como foco principal a gestão do orçamento plurianual dos serviços de apoio à manutenção e aplica-se a atividades com características de “obra”, cujas durações e etapas merecem acompanhamento e controle. Na CST os principais serviços contemplados são: Manutenção de Estruturas Metálicas e Tubulações, Manutenção Civil, Isolamentos Térmicos e Pintura Industrial, entre outros. O gerenciamento através do SISAP abrange desde a solicitação gerada pelos clientes internos (SM) até a utilização pelas contratadas para programação, controle do avanço físico e medições, passando também pelo planejamento, orçamentação e controle do órgão gerenciador. A implantação do SISAP trouxe vários benefícios, dentre os quais se destaca a racionalização e padronização das rotinas de gerenciamento. Os maiores benefícios foram, contudo, a substituição do serviço manual pelo tratamento das informações com qualidade e segurança em um ambiente “on-line” e corporativo e a preservação da forte cultura de controle de custos da empresa.

 

The present work purpose is to give an explanation about the actions developed by Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) about the implantation of SISAP, a computer system for support services management. This system has the focus in the plurianual budget management of the support services and similar activities, whose schedule time and stages require check up and control. The main support services in CST are: steel structures and piping maintenance, civil maintenance, insulation and industrial painting and others. The SISAP management encloses since the maintenance request by the inner customers (SM) until the use by the contractors for planning, physical advance control and measurements allowing adequate costs control. The SISAP implantation brought several advantages, among which we may detach the rationalization and standardization of the management routines. However, the biggest benefit had been the substitution of the manual work for the treatment of the information with quality and security in a corporative environment and the preservation of the company costs control culture.

Palavras-chave

Gestão; Serviços; Apoio.

Management, services, support.

Como citar

Júnior, Pedro Gonçalves Pereira; Santos, Takeo Fugiwara; Siqueira, Weslley Borges; Rocha, Weber Alves da. SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO – SISAP , p. 1293-1302. In: 60º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0131