ISSN 2594-5327
66º Congresso Anual da ABM — vol. 66, num.66 (2011)
Título
DOI
Downloads
Resumo
No ambiente empresarial atual, a Tecnologia da Informação (TI) tem sido considerada um dos componentes mais importantes para se obter vantagem competitiva, e as organizações a tem utilizado ampla e intensamente, tanto em nível estratégico como operacional. É inquestionável que a TI tenha passado a ocupar um lugar de destaque dentro das empresas, não só pela dependência que qualquer processo de negócio tem desta tecnologia, mas em especial pela efetiva utilização da informação e de seu apoio às práticas organizacionais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o nível de contribuição que a TI oferece para os resultados organizacionais, apresentar as principais tecnologias que estão auxiliando a melhorar o seu desempenho, além de identificar novas oportunidades de negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica, baseado em informações de autores sobre a tecnologia da informação e gestão.
In the present enterprise context, Information Technology (IT) has been considered one of the most important items in order to get competitive advantages, and the organizations have been making use of it in a broad and intense way, both in strategic and operational level. It is unquestionable that IT has been occupying a significant position in the companies, not only by the dependency that any negotiation process develops on it, but mainly by the effective use of information and its support to the organizational practices. In this sense, the aim of this paper it performing an analysis on the contribution level of IT to the results of the organizations and presenting the main technologies that are supporting organizations in improving their fulfillment and identifying news business opportunities. It is an exploratory research, based on bibliographical investigation, based on information of authors about information technology and management.
Palavras-chave
Tecnologia da informação; Gestão estratégica; Vantagem competitiva.
Information technology: Strategic management; Competitive advantage.
Como citar
Silva, José Luiz da;
Silva, José Luis Gomes da;
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS NEGÓCIOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE ELAS OFERECEM AOS RESULTADOS DAS ORGANIZAÇÕES
,
p. 1914-1923.
In: 66º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2011.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-18032