ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Resumo
Uma análise de falha realizada recentemente em um eixo de carro-torpedo de uma siderúrgica constatou a sua degradação por fadiga, principalmente devido a concentação de tensões e à exposição em elevadas temperaturas de trabalho. O presente trabalho propõe a substituição do material empregado no referido eixo por um aço de resistência mecânica superior. Os dois aços estruturais são avaliados, em termos de sua tenacidade à fratura (CTOD de carga máxima) e resistência à propagação de trinca por fadiga (curvas da/dN x DK).
Failure analysis of a steel axle used in a hot-metal transfer car from a steel industry has detected a mechanism of fatigue degradation, mainly due to stress concentration and to high temperature exposition. This research suggests the substitution of the steel by a more resistant steel. The two steels are studied, in terms of their fracture toughness (CTOD) and fatigue crack growth resistance (da/dN x DK curves).
Palavras-chave
Tenacidade à fratura; Crescimento de trinca por fadiga; Eixo de carro-torpedo.
Fracture toughness; Fatigue crack growth; Hot-metal transfer car. 1
Como citar
Flores, Wagner Duarte;
Sodré, Ricardo Tadeu Meneses;
Godefroid, Leonardo Barbosa.
TENACIDADE À FRATURA E RESISTÊNCIA AO CRESCIMENTO DE TRINCA POR FADIGA DE DOIS AÇOS USADOS EM EIXOS DE CARROS-TORPEDO
,
p. 3718-3726.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16718