ISSN -
3º Fórum ABM de responsabilidade Social — vol. 3, num.3 (2007)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
O título "Matemática Social: Uma tenda vivida além dos números" é a característica marcante nesse novo momento do projeto. A intenção de mostrar e esclarecer que a matemática está presente no dia-a-dia e possibilitar através do seu conhecimento ou da sua utilização a melhoria da qualidade de vida das pessoas, faz com que seja necessária a participação da família nesse contexto educacional, o que quase sempre fica preso às quatro paredes das escolas. Durante nossa peregrinação pelos colégios, percebeu-se que a família se mantém afastada das instituições de ensino. Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia. O projeto esteve presente de forma mais acessível à comunidade. Os alunos do curso traçaram estratégias para consultas em associações de moradores, igrejas, colégios, prefeitura, e assim foi possível a atuação do projeto em praças e espaços comunitários. Levando a matemática como forma gratuita de diversão, utilidade, consultas, serviços, cidadania, ludicidade e possibilitando a interdisplinalidade e integração com a participação de cursos presentes na Universidade, tais como: Enfermagem, Educação Física, Direito, História, Ciências Biológicas e Fisioterapia. Sendo assim, o projeto visa a integração da família com a universidade através da Matemática Social na melhoria da Qualidade de Vida das pessoas. Alcançamos nossos objetivos através da inovação, competência, cooperação e estudo, além do carinho e do amor pela profissão de educar com cidadania.
O título "Matemática Social: Uma tenda vivida além dos números" é a característica marcante nesse novo momento do projeto. A intenção de mostrar e esclarecer que a matemática está presente no dia-a-dia e possibilitar através do seu conhecimento ou da sua utilização a melhoria da qualidade de vida das pessoas, faz com que seja necessária a participação da família nesse contexto educacional, o que quase sempre fica preso às quatro paredes das escolas. Durante nossa peregrinação pelos colégios, percebeu-se que a família se mantém afastada das instituições de ensino. Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia. O projeto esteve presente de forma mais acessível à comunidade. Os alunos do curso traçaram estratégias para consultas em associações de moradores, igrejas, colégios, prefeitura, e assim foi possível a atuação do projeto em praças e espaços comunitários. Levando a matemática como forma gratuita de diversão, utilidade, consultas, serviços, cidadania, ludicidade e possibilitando a interdisplinalidade e integração com a participação de cursos presentes na Universidade, tais como: Enfermagem, Educação Física, Direito, História, Ciências Biológicas e Fisioterapia. Sendo assim, o projeto visa a integração da família com a universidade através da Matemática Social na melhoria da Qualidade de Vida das pessoas. Alcançamos nossos objetivos através da inovação, competência, cooperação e estudo, além do carinho e do amor pela profissão de educar com cidadania.
Palavras-chave
cidadania, Educação Matemática, Ensino-pesquisa-extensão.
cidadania, Educação Matemática, Ensino-pesquisa-extensão.
Como citar
Abreu, Adriana Meireles Macedo.
TENDA DO UNIVERSO DA MATEMÁTICA- MATEMÁTICA SOCIAL: UMA TENDA VIVIDA ALÉM DOS NÚMEROS.
,
p. 123-132.
In: 3º Fórum ABM de responsabilidade Social,
São Paulo,
2007.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0015