Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

Título

TERCEIRIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL BELGO ARCELOR BRASIL, USINA MONLEVADE: DLPP SOLIDÁRIO

SOCIAL RESPONSABILITY AND THIRD PARTY CONTRACTING, BELGO ARCELOR BRASIL, USINA DE MONLEVADE, DLPP SOLIDÁRIO

DOI

10.5151/2594-360x-0020

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Resumo

Buscando alcançar o objetivo de proporcionar vantagem competitiva para a empresa, o Departamento de Logística e Planejamento da Produção (DLPP) da Belgo Arcelor Brasil – Usina de Monlevade, buscou tanto a vantagem de valor quanto a vantagem de custos. Na obtenção da vantagem de valor, um dos pontos chave foi a criação de parcerias logísticas diferenciadas. Estas parcerias foram elaboradas observando as condições básicas para se atingir a vantagem competitiva sustentável através da terceirização:Visão sistêmica, conhecimento da cadeia de valores, metodologias adequadas de terceirização e responsabilidade social. No item responsabilidade social, além de focar segurança, meio ambiente, escolha de empresas idôneas, foi criado o Projeto DLPP Solidário para atuar na área de ação social. Este projeto foi conduzido usando as mesmas práticas de gestão utilizadas na empresa, através de planejamento, definição de ações, controle e avaliação.O DLPP Solidário cuidou inicialmente do atendimento às necessidades básicas de uma creche já existente e culminou com a construção de uma sede própria, com uma estrutura adequada para atendimento a 60 crianças, oferecendo acompanhamento pedagógico, nutricional e social das crianças. Além disso, outros projetos estão sendo implantados, expandindo o trabalho voluntário para a comunidade entorno da creche. Para 2007 está prevista a expansão da construção, o que possibilitará acolher mais 60 crianças, além de novos projetos sociais voltados para a comunidade.

 

The aim of the logistics and production planning department is to drive competitive advantage for Belgo Arcelor Brasil – Monlevade Plant, through value and cost. In the search for value, a important key point was the creation of diferenciated logistics partnerships. These partnerships were created based on the knowledge of: Sistemic view, knowledge of the whole value chain, and adequate methods of social responsability and third party contracting. On social responsability, beyond security and environment, it was created a project called “DLPP Solidario”. This project was conduced using the same management practices used at the plant, through planning, definition of action plan, control and evaluation of actions. Initially the “DLPP Solidário” project took care of the basic necessities of a day- care center, and ended building its own center, with a adequate structure to confort 60 children, offering a daily pedagogical and nutritional follow-up. Besides, other projects are being implemented, expading the volunteer work through the community that surounds the day center constructed. For 2007, its is forseen the expansion of the day center, with the possibility of conforting 60 more children, and also other social projects directed for the community.

Palavras-chave

Vantagem competitiva; Parcerias diferenciadas; Responsabilidade social.

Competitive advantage; Differenciated partnerships; Social responsability

Como citar

Cunha, Paulo Eduardo Melo da; Romão, Renata Bicalho; Boratto, Gustavo Lambert; Costa, Marília Lopes da. TERCEIRIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL BELGO ARCELOR BRASIL, USINA MONLEVADE: DLPP SOLIDÁRIO , p. 200-209. In: 26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0020