Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

46º Seminário de Aciaria - Internacional vol. 46, num.46 (2015)


Título

TESTE COM REVESTIMENTO REFRATÁRIO DE TRABALHO COM CARACTERÍSTICAS DE AUTO-ENDURECIMENTO PARA PARTIDA COM DISTRIBUIDOR FRIO NA MCC#4 DA CSN

TEST WITH WORK LINE REFRACTORY WITH SELF-HARDENING CHARACTERISTICS FOR STARTING WITH COLD TUNDISH IN THE CSN CCM#4

DOI

10.5151/1982-9345-26822

Downloads

Baixar Artigo 896 Downloads

Resumo

O Distribuidor é um equipamento indispensável e de grande importância no processo de solidificação do aço via Lingotamento Contínuo. Os distribuidores são revestidos por um material refratário de trabalho que entrará em contato com o aço líquido. Atualmente é utilizado um revestimento que possui a necessidade de adição de água durante a aplicação, que poderá ser manual ou automática. Com o distribuidor disponível para lingotamento, o mesmo é direcionado para as máquinas de lingotamento onde serão pré-aquecidos visando retirar o excesso de umidade e promover a sinterização do refratário. O presente trabalho apresenta uma alternativa de revestimento, onde não é utilizada água na aplicação do produto, ou seja, um refratário com características de auto-endurecimento que permite iniciar o lingotamento sem haver necessidade de pré-aquecimento, o que significa partir a frio com o distribuidor.

 

The Tundish is an indispensable equipment and of great importance in the steel solidification process via Continuous Casting. The tundishes are coated with a refractory material of work that come into contact with the molten steel. Nowadays is used a coating that has the necessity for adding water during application, which can be manual or automatic. The tundish available for casting, it is directed to the continuous casting machines where will be preheated order to remove humidity excess and promote refractory sintering. This paper presents an alternative coating where water is not used on product application, that is, with a refractory selfhardening characteristics which allows starting the casting without necessity for preheating, which means a cold start of continuos casting.

Palavras-chave

Distribuidor, Refratário de trabalho, Partida a frio

Tundish, Work coating refractory, Cold start

Como citar

Silva, Bruno Gomes; Soares, Camila Lourenço; Quinelato, Fernando Paulucio; Lourenço, Reginaldo Fonseca; Nascimento, Robson Luis da Silva. TESTE COM REVESTIMENTO REFRATÁRIO DE TRABALHO COM CARACTERÍSTICAS DE AUTO-ENDURECIMENTO PARA PARTIDA COM DISTRIBUIDOR FRIO NA MCC#4 DA CSN , p. 524-531. In: 46º Seminário de Aciaria - Internacional, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/1982-9345-26822