Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

TREINAMENTO OPERACIONAL: RELATO DO PLANEJAMENTO AOS RESULTADOS

OPERATIONAL TRAINING: REPORT FROM PLANNING TO RESULTS

DOI

10.5151/2594-5327-15196

Downloads

Baixar Artigo 355 Downloads

Resumo

A maioria das empresas direciona grande parte dos seus investimentos em capacitação profissional do corpo gerencial ou até o nível da média chefia. No entanto a qualidade do produto e a solução de problemas operacionais estão mais ao alcance dos funcionários de linha de produção. Este trabalho tem como objetivo descrever como um curso de treinamento voltado ao pessoal operacional foi detectado como necessário, como foi implantado, mantido e avaliado. A pesquisa de natureza qualitativa classificasse-se como um estudo de caso e utilizou-se como método de coleta de dados a analise documental. Foram levantados os resultados obtidos em um determinado curso operacional desenvolvido em várias unidades da corporação estudada, buscando aferir os resultados antes e pós- treinamento e compará-los às metas pré-estabelecidas. A amostra foi composta por 46 funcionários que trabalham nas mesmas linhas em várias unidades. O critério para inclusão no programa de treinamento foi o de os funcionários participantes serem avaliados como os melhores da linha. Os principais resultados tiveram por base a avaliação de reação, que apresentou alto nível de satisfação com o treinamento, avaliação de aprendizagem onde a média variou de 9,8 a 7,0. Os gráficos comparativos entre as metas organizacionais e os resultados esperados não são conclusivos apesar de terem apresentado aumento bastante significativos no período pós- treinamento, não se pode inferir que este aumento tenha como causa o treinamento desenvolvido, é impossível controlar todas as variáveis que interferem no ambiente de produção. No entanto fica bastante claro que um bom resultado pode ser otimizado.

 

The majority of companies direct large amount of their investments to the professional capacity from management sectors on the medium supervisors level. However, the quality of the product and the solution of the operational problems are supervised by employees who work at the production department. This work aims at describing how a training course directed to operational staff was detected as necessary, how it was implanted, maintained and evaluated. The research of qualitative nature classifies itself as a study case and it was used as a collection data method and documental analysis. It was raised results obtained in a determined operational course developed in several units from the studies corporation, assessing the results before and post training and comparing them to pre-established aims.The sample was consisted of 46 employees that work in the same line at several units. The criterion of inclusion in the training program was that the employees participants would evaluated as the best ones of the line. The main results were based on the reaction’s evaluation, which presented a big satisfaction level with training, learning evaluation where the average was between 9,8 to 7,0. The comparative graphs between the organizational aims and the expected results are not concluded despite presenting an improvement at the post-training period. It can ́t be affirmed that the cause of this improvement is the training that was developed; it’s impossible to control all the variables that interfere in the production’s environment. And yet it’s clear that a good result can be even more optimized.

Palavras-chave

Treinamento; Treinamento operacional; Resultados de treinamento.

Training; Operational training; Training results.

Como citar

Santos, Elisa Janaina Oliveira; Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues; Santos, Isabel Cristina dos. TREINAMENTO OPERACIONAL: RELATO DO PLANEJAMENTO AOS RESULTADOS , p. 3169-3180. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-15196