Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

TROCA DA COIFA E SAIA MÓVEIS DOS CONVERTEDORES 1 E 2

MODIFICATION OF THE MOBILE HOOD AND SKIRT OF THE CONVERTER VESSEL 1 AND 2

DOI

10.5151/2594-5327-0192

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Resumo

Para implantar o sistema de LDG (recuperação de gases da Aciaria), foi necessária uma modificação no sistema de selagem da saia móvel. A selagem que antes era feita com anel refrigerado, foi modificada por uma jaqueta com selagem de água, visando diminuir a perda dos gases que são recuperados. Ao implantar este sistema, surgiram novas condições operacionais entre elas o número de intervenções de limpezas na selagem da saia móvel que aumentou muito, sendo executado até mais de uma vez por semana, gerando instabilidade operacional. Após apresentações e discursão técnica com o fabricante (Kawasaki Heavy Ind.), foi definido que seriam trocados a saia e coifa móveis dos convertedores 1 e 2, com as seguintes alterações no projeto implantado: saia com a mesma concepção atual de selagem mas com maior diâmetro de forma a evitar acúmulo de sujeira na selagem e a formação de cascão entre a saia a coifa móvel, alteração do projeto na parte inferior da coifa móvel de forma a permitir o perfeito ajuste com a nova saia. Após um longo trabalho de desenvolvimento de engenharia e planejamento, todos os objetivos foram alcançados: execução do serviço dentro do prazo previsto com qualidade e segurança, redução da variabilidade no processo produtivo e por conseqüência maior estabilidade operacional.

 

To implant the LDG system (BOF gas recovery) it was necessary to modify the sealing system of the skirt. Previously the sealing was provide by a refrigerate ring, but now days, the sealing was provide by water jacket; to aiming at reduce the gas leakage which will be recovered. While implanting that system, came to light new operation conditions, between them, the quantity of cleaning operation in the sealing skirt raised a lot, as far as more than one time a week, developing operational instability. After technical debate with the manufacturer, (Kawasaki Heavy Ind.) was decided that the skirt and mobile hood of the no 1 and 2 converter vessel will be modified, according the following modifications: skirt with the same sealing conception now existent, but with bigger diameter, in order to avoid dirt accumulation in the sealing, and body formation between the skirt and the mobile hood, modification in the design in the lower part of the mobile hood able to permit the perfect setting with the new skirt. After a full effort of engineering development and planning, all intents were reached: accomplishment of the task on time, with quality and safety, decrease of the productive process variability, and consequently better operational stability.

Palavras-chave

Planejamento; Engenharia; Manutenção.

Planning; Engineering; Maintenance.

Como citar

Filho, Alfredo Ragonezi; Silva, Eliomar Martins da; Baldon, Luiz Antonio; Gonçalves, Paulo Henrique Prata; Moraes, Rogério Geraldo; Zanetti, Vladimir Rangel; Dalapicola, Wesley Magno. TROCA DA COIFA E SAIA MÓVEIS DOS CONVERTEDORES 1 E 2 , p. 1669-1675. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0192