Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

60º Congresso Anual da ABM vol. 60, num.60 (2005)


Título

UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO-ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO - A EXPERIÊNCIA DE EMPRESAS DO PÓLO DE FERRO-GUSA DE SETE LAGOAS - MG

A MODEL OF STRATEGICAL BUSINESS MANAGEMENT SYSTEM - AN EXPERIENCE OF IRON INSUTRY FROM SETE LAGOAS - MG

DOI

10.5151/2594-5327-0145

Downloads

Baixar Artigo 29 Downloads

Resumo

A Gestão de Negócios no Brasil continua sendo um desafio permanente e crescente para as organizações humanas. O ambiente cada vez mais complexo, competitivo e globalizado exige ações e decisões praticamente em tempo real. Essa realidade permeia todos os segmentos da economia e suas respectivas cadeias produtivas. A definição de negócio, produtos, fornecedores e clientes, centrado em um foco, torna- se fundamental para a sobrevivência das organizações. Esse contexto não é diferente para as empresas do setor de ferro gusa de Minas Gerais, notadamente da região do pólo guseiro de Sete Lagoas. O caráter familiar e o baixo grau de profissionalização técnico e gerencial tornam as empresas vulneráreis no ambiente competitivo. Ao longo dos últimos anos, diversos modelos de gestão foram desenvolvidos e implementados. Como resultado, o Brasil tem-se tornado, cada vez mais, um país competitivo, com produtos de alta qualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo Sistema de Gestão Estratégica de Negócios no ambiente da Qualidade, orientado para resultados no mercado extremamente dinâmico, volátil e competitivo. O modelo foi aplicado a empresas do setor de ferro-gusa da região de Sete Lagoas, MG. Os resultados foram satisfatórios, com padronização dos processos, certificação das empresas conforme os requisitos da ISO 9000, melhor gestão ambiental e profissionalização corpo técnico e gerencial Tudo isto permitiu uma definição clara dos papéis dos membros da família, com conseqüente redução das despesas financeiras a valores próximos de 0% e uma redução na inadimplência de clientes em 95%.

 

The Business Management in Brazil has been a challenge for human organizations. The complex, competitive and global environment demands actions and decisions in real time. This reality is present in all economic sectors and their segment. The meaning of business, products, suppliers, centered in focus point is important for organizations live. This context is not different for the iron industry at Minas Gerais, mainly in the Sete Lagoas region. The familiar nature and the professional low degree technical and managerial, makes the industry vulnerable in the competitive environment. In the last years, many different models of business has been developed and implemented. As results, Brazil making itself a competitive country, with high quality products. The objective of this work is present a Model of Strategical Business Management System in the quality environment, oriented to results in highly dynamic, winged and competitive market. The model has been applied in the iron industry at Sete Lagoas region. The results were satisfactory, with the processes standardization, the industries certificated as ISO 9000 requirements, the better environment management and the professional of technical and managerial body. Them, a better definition of role of familiar members was possible, with consequent reduction of financial debits near 0% and reduction of 95% in the client’s insolvency.

Palavras-chave

Sistema de gestão estratégica de negócios; Empresa de ferro- gusa.

Strategical business management system, Iron industry.

Como citar

Borges, Luis Antônio; Andrade, Roberto Márcio de. UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO-ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO - A EXPERIÊNCIA DE EMPRESAS DO PÓLO DE FERRO-GUSA DE SETE LAGOAS - MG , p. 1435-1441. In: 60º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0145