Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

USINA-ESCOLA DE FERRO-GUSA VERDE: USO DE B-LEARNING E REALIDADE VIRTUAL COMO PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

GREEN IRONMAKING INDUSTRY SCHOOL: USING B-LEARNING AND VIRTUAL REALITY AS PROFESSIONAL EDUCATION PLATFORM

DOI

10.5151/2594-357X-25621

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Resumo

Nos últimos dez anos grande atenção tem sido dada a tecnologia de realidade virtual, sendo sua aplicação cada vez mais marcante para o desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos em diferentes áreas. Nesse trabalho é apresentada uma descrição da plataforma inovadora em realidade virtual de uma planta industrial de produção de ferro-gusa verde. O modelo 4D do alto-forno a carvão vegetal contempla o projeto detalhado de engenharia dos equipamentos e a partir da integração de softwares e hardwares foi modelado um ambiente tecnológico em realidade virtual de alto grau de realismo. Essa plataforma foi customizada para ser utilizada como Indústria-Escola de Educação Profissional para escolas técnicas, universidades, institutos de pesquisa, indústrias e museus. A Usina-Escola Siderúrgica utiliza um sistema de blended learning, agregando assim as vantagens existentes tanto na modalidade do ensino presencial tradicional, como na abordagem do ensino a distância.

 

Over the past ten years, virtual reality has been developed and obtained tremendous attention for its potential to provide virtual immersive environments for several disciplines. In this paper a description of the innovative virtual reality platform of a green hot metal industry using stereoscopic projection is presented. The charcoal blast furnace 4D model includes all detailed engineering design of industrial equipments. From the integration of different softwares and hardwares, an ironmaking plant in virtual reality with high degree of realism was developed. This platform has been developed to be used as Industry School of Professional Education applied to technical schools, universities, research institutes, museums and industries. It was developed in blended learning methodology, that combines both, the advantages of traditional presencial teaching and those of distance learning.

Palavras-chave

Usina-escola; Alto-forno; Realidade virtual; Fábrica 4D

Industry school; Blast-furnace; Virtual reality; 4D Industry

Como citar

Cláudio Batista Vieira; José Batista Vieira Filho; Adriana Matta Machado. USINA-ESCOLA DE FERRO-GUSA VERDE: USO DE B-LEARNING E REALIDADE VIRTUAL COMO PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL , p. 5704-5715. In: 44º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 2º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro, Belo Horizonte - Brasil, 2014.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-25621