ISSN 2594-5335
25° Seminário de Automação e TI — vol. 25, num.25 (2023)
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Resumo
PROCESSOS INEFICIENTES FAZEM UMA EMPRESA INEFICIENTE. EM UM MERCADO DE DIFÍCIL DIFERENCIAÇÃO, A EFICÁCIA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA. NESTE TRABALHO ABORDAREMOS A IMPLEMENTAÇÃO DA BIBLIOTECA ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY) PARA A GESTÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL NA SAMARCO MINERAÇÃO S/A. A AUTOMAÇÃO DESEMPENHA UM PAPEL CRUCIAL NO SETOR DE MINERAÇÃO, OTIMIZANDO PROCESSOS, AUMENTANDO A EFICIÊNCIA OPERACIONAL E GARANTINDO A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES. NO ENTANTO, A COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EXIGE UMA ABORDAGEM ESTRUTURADA PARA O GERENCIAMENTO EFICIENTE DOS SEUS SERVIÇOS. A IMPLEMENTAÇÃO DA ITIL PERMITIU À EMPRESA ADOTAR MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO, AUMENTANDO O CONTROLE E QUALIDADE DOS PROCESSOS. ATRAVÉS DA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE INCIDENTES, PROBLEMAS, MUDANÇAS E CONFIGURAÇÕES, A EQUIPE DE AUTOMAÇÃO CONSEGUIU REDUZIR O TEMPO DE INATIVIDADE DOS SISTEMAS, MELHORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRIMORAR A DISPONIBILIDADE E CONFIABILIDADE DOS EQUIPAMENTOS. ALÉM DISSO, A IMPLEMENTAÇÃO DA ITIL PROPORCIONOU UMA MUDANÇA CULTURAL PROMOVENDO UMA ABORDAGEM MAIS ORIENTADA A PROCESSOS, COLABORATIVA E PROATIVA. A COMUNICAÇÃO INTERNA FOI APRIMORADA, PERMITINDO UMA MELHOR COORDENAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE E UMA RESPOSTA MAIS RÁPIDA AOS INCIDENTES E DEMANDAS DOS USUÁRIOS.
INEFFICIENT PROCESSES MAKE AN INEFFICIENT COMPANY. IN A MARKET THAT IS DIFFICULT TO DIFFERENTIATE, OPERATIONAL EFFECTIVENESS AND EFFICIENCY CAN MAKE ALL THE DIFFERENCE. IN THIS WORK WE WILL ADDRESS THE IMPLEMENTATION OF THE ITIL LIBRARY (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY) FOR THE MANAGEMENT OF INDUSTRIAL AUTOMATION SERVICES AT SAMARCO MINERAÇÃO S/A. AUTOMATION PLAYS A CRUCIAL ROLE IN THE MINING INDUSTRY, OPTIMIZING PROCESSES, INCREASING OPERATIONAL EFFICIENCY AND ENSURING WORKER SAFETY. HOWEVER, THE COMPLEXITY OF INDUSTRIAL AUTOMATION SYSTEMS REQUIRES A STRUCTURED APPROACH TO EFFICIENTLY MANAGE YOUR SERVICES. THE IMPLEMENTATION OF ITIL ALLOWED THE COMPANY TO ADOPT BETTER PRACTICES FOR THE MANAGEMENT OF AUTOMATION SERVICES, INCREASING THE CONTROL AND QUALITY OF PROCESSES. BY ANALYZING AND OPTIMIZING INCIDENT, PROBLEM, CHANGE, AND CONFIGURATION MANAGEMENT PROCESSES, THE AUTOMATION TEAM WAS ABLE TO REDUCE SYSTEM DOWNTIME, IMPROVE PROBLEM RESOLUTION, AND IMPROVE EQUIPMENT AVAILABILITY AND RELIABILITY. IN ADDITION, THE IMPLEMENTATION OF ITIL PROVIDED A CULTURAL CHANGE PROMOTING A MORE PROCESS-ORIENTED, COLLABORATIVE AND PROACTIVE APPROACH. INTERNAL COMMUNICATION HAS BEEN IMPROVED, ALLOWING FOR BETTER COORDINATION BETWEEN TEAM MEMBERS AND FASTER RESPONSE TO INCIDENTS AND USER DEMANDS.
Palavras-chave
ITIL; AUTOMAÇÃO; MINERAÇÃO; GESTÃO DE SERVIÇOS.
ITIL; AUTOMATION; MINING; SERVISSE MANAGEMENT.
Como citar
Brito, Rafael Damasceno Xavier de;
Pereira Junior, Carlos Pinto;
Silva, Luiz Claudio da;
Paula, Marcelo Antonio Quintino de;
Santos, Marcio Aurelio Dos;
Gonçalves, Renato Guimaraes.
UTILIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS ITIL PARA GESTÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO EM EMPRESA DE MINERAÇÃO
,
p. 463-476.
In: 25° Seminário de Automação e TI,
São Paulo,
2023.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-40130