Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO NA LOGÍSTICA INBOUND DA CIA PARAIBUNA DE METAIS

USE OF RAILROAD TRANSPORT IN THE LOGISTIC INBOUND OF CIA PARAIBUNA DE METAIS

DOI

10.5151/2594-360x-0016

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Resumo

Em 2004, a MRS Logística assumiu a logística ferroviária de concentrado de zinco para a Cia Paraibuna de Metais. O objetivo deste projeto foi oferecer ao cliente uma solução ferroviária para este insumo, importado da América do Sul via Porto de Sepetiba para sua unidade produtora de zinco, localizada em Juiz de Fora (MG), conferindo menores custos de transporte e maior segurança no abastecimento. Para atender a demanda do cliente, foram necessários estudos e investimentos em todas as etapas da logística ferroviária, envolvendo reforma do pátio de estocagem, construção de sistema de carregamento ferroviário no Porto de Sepetiba, recuperação do ramal de acesso ferroviário (6 km) e do desvio interno da unidade produtora de zinco (0,5km), adequação da unidade produtora de zinco à logística ferroviária e transformação de 30 vagões FHS em vagões HFT (Hopper fechado), apropriados ao transporte do concentrado de zinco. Todos os investimentos foram concluídos dentro do cronograma acordado. O volume de transporte de concentrado de zinco atingiu em 2004 115 mil toneladas. É de fundamental importância salientar que a utilização do modal ferroviário propiciou ao cliente uma economia da ordem de 15% nos custos de logística, assim como maior segurança e confiabilidade no fornecimento de matéria-prima.

 

In 2004, MRS Logística took over the railroad logistics of zinc concentrate for Cia Paraibuna de Metais. The object of this project was to offer the customer a railroad solution for this raw material, imported within South America through the Port of Sepetiba to its productive unit, located in Juiz de Fora (MG), reducing costs of transport and providing greater safety in the supplying. To take care of the customer ́s demand, studies and investments were necessary in all stages of the railroad logistics, involving remodeling of the stockage patio, construction of a railroad shipment system in the Port of Sepetiba, recuperation of the railroad access (6 Km) and of the internal shunting line of the productive unit (0,5 Km), adequacy of the productive unit to the railroad logistics and transformation of 30 FHS freight cars into HFT ́s (closed Hopper), which are appropriate to the transportation of zinc concentrate. All investments have been concluded within the negotiated schedule. The volume of zinc concentrate transportation reached 115 thousand tons in 2004. It is extremely important to point out that the use of the railroad provided the customer with a reduction of approximately 15% in logistics cost, as well as safer and more reliable supply of raw material.

Palavras-chave

Solução; Logística; Relações Longo Prazo

Solution; Logistic; Long Term Relationship.

Como citar

Duarte, João Paulo; Bunster, Álvaro. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO NA LOGÍSTICA INBOUND DA CIA PARAIBUNA DE METAIS , p. 152-157. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0016