ISSN 2594-5335
26º Seminário de Automação e TI — vol. 26, num.26 (2024)
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Resumo
O PRESENTE ARTIGO é UM ESTUDO DE CASO NO TERMINAL DE EMBARCAçõES QUE ATRACAM NO TERMINAL MARíTIMO DE PONTA DA MADEIRA (TMPM) TEVE COMO OBJETIVO A UTILIZAçãO DE COORDENADAS DE SISTEMAS GLOBAIS DE POSIçãO – GPS, PARA IDENTIFICAR O POSICIONAMENTO DA PONTA DA LANçA DOS CARREGADORES DE MINéRIO NO PORãO CORRETO DO NAVIO, E DESTA FORMA REDUZIR O ERROS A PARTIR DO CáLCULO DA DISTâNCIA ENTRE A PONTA DA LANçA DOS CARREGADORES DE NAVIOS E O CENTRO DOS PORõES USANDO COMO REFERêNCIA OS LCG - LENGTH CENTER OF GRAVITY DO NAVIO EM ATRACADO, E DESTA FORMA REPRESENTAR A DISTâNCIA DO CENTRO DE GRAVIDADE DO NAVIO A MEIA NAU PARA O CENTRO DE GRAVIDADE DOS PORõES E A LEITURA DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GPS INSTALADO NA LANçA DO RESPECTIVO CARREGADOR DE NAVIO. ESTE TRABALHO SE DEU NAS MUDANçAS DE OPERAçõES, ONDE DEIXOU-SE DE ESTAR NA CABINE DE OPERAçãO PARA ESTAR EM UMA SALA DE OPERAçãO REMOTA, E A PARTIR DA UTILIZAçãO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE COMO A3, GRáFICO DE PARETO, MATRIZ RAB DENTRE OUTRAS METODOLOGIAS DE ANáLISE, FOI IDENTIFICADO A CAUSA RAIZ, PROPONDO COMO SOLUçãO A UTILIZAçãO CáLCULOS MATEMáTICOS SISTEMAS DE CONTROLADORES LóGICOS PROGRAMáVEIS (PLC) E VISUALIZAçãO EM TEMPO REAL TELAS DE SUPERVISóRIO
THIS ARTICLE IS A CASE STUDY IN THE TERMINAL OF VESSELS THAT DOCK AT THE PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL (TMPM). ORE IN THE CORRECT HOLD OF THE SHIP, AND IN THIS WAY REDUCE ERRORS FROM CALCULATING THE DISTANCE BETWEEN THE TIP OF THE SHIP LOADERS BOOM AND THE CENTER OF THE HOLDS USING AS A REFERENCE THE LCG - LENGTH CENTER OF GRAVITY OF THE SHIP AT BERTH, AND THUS WAY TO REPRESENT THE DISTANCE FROM THE CENTER OF GRAVITY OF THE SHIP AMIDSHIPS TO THE CENTER OF GRAVITY OF THE HOLDS AND THE READING OF THE GPS POSITIONING SYSTEM INSTALLED ON THE BOOM OF THE RESPECTIVE SHIP LOADER. THIS WORK TOOK PLACE DURING CHANGES IN OPERATIONS, WHERE WE STOPPED BEING IN THE OPERATING BOOTH TO BE IN A REMOTE OPERATING ROOM, AND THROUGH THE USE OF QUALITY TOOLS SUCH AS A3, PARETO CHART, RAB MATRIX AMONG OTHER METHODOLOGIES. ANALYSIS, THE ROOT CAUSE WAS IDENTIFIED, PROPOSING AS A SOLUTION THE USE OF MATHEMATICAL CALCULATIONS, PROGRAMMABLE LOGIC CONTROLLER (PLC) SYSTEMS AND REAL-TIME VISUALIZATION OF SUPERVISORY SCREENS.
Palavras-chave
LCG; GPS; Carregador de Navios
LCG; GPS; Ship Loader.
Como citar
JANSEN, VIVIAN SUELLEN ALVES;
MANIÇOBA, VINICIUS MENDES;
SOUSA, JEHAN CARLOS SARAIVA DE;
CANTANHEDE, KELSON CASSIO VIANA;
SANTOS, FABIO HENRIQUE PRATA DOS;
GONÇALVES, LARISSA MARCELE NOGUEIRA;
FIEL, IVO JOSÉ NASCIMENTO.
UTILIZAÇÃO DO LCG E COORDENADAS DE GPS COMO REFERÊNCIA PARA INDICAÇÃO DE POSICIONAMENTO DAS LANÇAS DOS CARREGADORES DE MINÉRIO NOS PORÕES DOS NAVIOS: UM ESTUDO DE CASO APLICADO NA ÁREA DE EMBARCAÇÃO DE MINÉRIO NO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA
,
p. 676-687.
In: 26º Seminário de Automação e TI,
São Paulo, Brasil,
2024.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-41515