Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

VALE PORT CAPACITY PLANNING SYSTEM OF THE IRON ORE TERMINAL IN SÃO LUÍS / MA

SISTEMA DE SIMULAÇÃO DA CAPACIDADE DO PORTO DE MINÉRIO DE FERRO DA VALE EM SÃO LUÍS / MA

DOI

10.5151/2594-357x-0013

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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o sistema SIMCAP desenvolvido pela Belge na VALE para a simulação da capacidade do Porto de Ponta da Madeira em São Luís – MA. O modelo de simulação desse porto é utilizado para dimensionar a capacidade de movimentação de minério de ferro, planejar os recursos necessários (ferrovia, empilhadeiras, recuperadoras, viradores de vagões, pátios de estocagem, píeres, carregadores de navio, etc.) para um aumento de demanda. Através de um modelo computacional, foram modelados todos os processos envolvidos desde o recebimento do minério, através de vagões, até o seu embarque em navios. São testadas diferentes taxas de produtividade, manutenções, capacidade e quantidade de equipamentos, dentre outros, facilitando a criação de cenários de aumento de demanda. Será apresentado o modelo desenvolvido, a sua operação (simulação) e a obtenção de resultados. Simulando-se o sistema, a partir de uma combinação de parâmetros (previsão de vendas, quantidade e produtividade dos equipamentos, aumentando a disponibilidade dos recursos, etc.) obtemos qual a capacidade de recebimento, estocagem e expedição de minério no terminal para diferentes demandas: 70 Mt/ano (situação atual), 90 Mt/ano e 130 Mt/ano.

 

The present article has the objective of presenting the SIMCAP system. It was developed by Belge at VALE to simulate the Ponta da Madeira port capacity in São Luís – MA. This port simulation model is used to measure the port capacity, sizing the number of resources necessary (railroads, stackers, reclaimers, wagon turners, stocking areas, pier, ship loaders, etc.) for increasing demands. Through a computer model, it was modeled all the processes since the iron arrival in the terminal with trains, until the ship loading. VALE has tested different productivity levels, maintenance, equipment capacities and quantities, which configures different scenarios. The model developed and the manager report will be showed in this paper. After running the simulation, using different parameters (sales forecasting, quantity and productivity equipments, increasing the resources availability, etc.), VALE could get the receiving, stocking and shipping capacity in this terminal for different demands: 70 Mt/year (actual situation), 90 Mt/year and 130 Mt/year.

Palavras-chave

Simulação; Planejamento da capacidade.

Simulation; Capacity planning.

Como citar

Fugihara, Marcelo; d’Audenhove, Michel de Norman et; Lima, Leoncio Marques de. VALE PORT CAPACITY PLANNING SYSTEM OF THE IRON ORE TERMINAL IN SÃO LUÍS / MA , p. 125-132. In: 38º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, São Luís - MA, 2008.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357x-0013